Topo

Leonardo Sakamoto

Repórter Brasil e CPT recebem o Freedom Awards

Leonardo Sakamoto

15/09/2008 01h15

Los Angeles – Estou nos Estados Unidos para receber o Freedom Awards, prêmio que a equipe da Repórter Brasil ganhou pelo seu trabalho no combate à escravidão. Para representar a outra organização que divide conosco a láurea, a Comissão Pastoral da Terra, veio o meu incansável companheiro de viagens, Xavier Plassat.

E estamos em boa companhia. Os outros premiados são o projeto Friends of Orphans, de Uganda (que auxilia na reintegração social de crianças e jovens recrutados como soldados na guerra civil), e os ativistas James Annan, de Gana (que trabalhou como escravo quando criança na pesca e hoje ajuda a resgatar e proteger crianças em situação de vulnerabilidade), e Amihan Abueva, das Filipinas (que trabalha no combate à exploração sexual e o tráfico de crianças).

A cerimônia de premiação acontecerá nesta segunda (15) e terá a presença do arcebispo sul-africano Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Vai ser um bom momento para falar de modelo de desenvolvimento e exploração internacional do trabalho, temas caros a este blog.

Entidades e militantes do movimento anti-escravagista de 30 países foram indicados ao Freedom Awards, organizado pela Free the Slaves, uma das maiores entidades de combate à escravidão do mundo. Os vencedores recebem prêmio em dinheiro para aplicarem em seus projetos.

É claro que este prêmio não é só nosso. Estamos inseridos em uma grande rede de combate a esse crime no país, então todas as pessoas e instituições que atuam para acabar com a escravidão também são homenageadas com ele.

Para ver mais detalhes do prêmio, clique aqui.

PS: Confesso que sou viciado em alguns seriados de TV – insônia da madrugada… Entre todos, "House" (exibido no Universal Channel e na TV Record) é, disparado, o meu preferido. Descobri que as gravações sobre o dia-a-dia daquele médico arrogante, preopotente e genial acontecem a poucas milhas daqui. Se der tempo, vou tentar invadir o set de gravação.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.