Topo

Leonardo Sakamoto

Direitos quilombolas e trabalho escravo no Vladimir Herzog

Leonardo Sakamoto

16/10/2008 19h14

Duas belas reportagens para internet vão ser agraciadas com o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos este ano. André Deak, Rodrigo Savazoni, Spensy Pimentel e equipe, pela Agência Brasil, ganharam com "Nação Palmares". E Lucio Lambranho, do Congresso em Foco, receberá a menção honrosa por "Vida e Morte Correntina".

Já tinha indicado as duas reportagens neste blog e faço novamente agora com muito prazer. Porque jornalismo bom infelizmente não é lido, reproduzido e copiado com a freqüência necessária.

Para assistir ao documentário interativo "Nação Palmares", sobre a luta da população quilombola pelo reconhecimento de seus direitos no Brasil, clique aqui.

Para ler a série de reportagens "Vida e Morte Correntina" sobre o drama de 79 trabalhadores rurais do Piauí, submetidos a condições análogas de escravo e vítimas de um grave acidente rodoviário no interior da Bahia, clique aqui.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.