Topo

Leonardo Sakamoto

Galeria de fotos da marcha de abertura do Fórum Social

Leonardo Sakamoto

28/01/2009 15h23

Belém – Uma marcha que saiu das margens do rio Guajará, próximo à Estação das Docas, em Belém (PA) e parou o Centro da capital selou a união entre o Fórum Social Mundial (FSM) e a Amazônia, nesta terça (27). Pela primeira vez, o encontro criado há oito anos por organizações da sociedade civil como contraponto ao Fórum Econômico Mundial – que ocorre anualmente em Davos, numa estação de esqui dos Alpes Suíços – ocupa o tão diverso quanto estratégico território amazônico.

Debaixo de chuva, diversos grupos – indígenas, ribeirinhos, assentados, atingidos por barragens, movimentos sociais, ativistas ambientais, entre outros – que têm suas vidas direta ou indiretamente ligadas à floresta apresentaram denúncias de impactos socioambientais que ameaçam a região e pediram por mudanças urgentes na relação dos seres humanos com a natureza.

Abaixo, posto galeria de fotos que foram tiradas por Maurício Hashizume e Verena Glass, aqui da Repórter Brasil. Clique em uma foto para abri-la e mais uma vez para expandi-la.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.