Topo

Leonardo Sakamoto

Um anúncio Vale mil trabalhadores?

Leonardo Sakamoto

15/02/2009 12h50

Grandes empresas têm gastado rios de dinheiro em propaganda para mostrar como elas vêm agindo corretamente ao enfrentar a crise. Nessa linha, vi um anúncio gigante da mineradora Vale em alguns jornais de circulação nacional neste domingo em que ela atesta estar fazendo a lição de casa e defendendo empregos. Não é o primeiro e provavelmente não será o último.

Pergunta: como a Vale tem dito que as demissões que fez foram mínimas, quantos empregos poderiam ter sido salvos se a empresas tivesse investido o dinheiro que gastou nesses mega-anúncios no caixa de salários ao invés de comprar espaço publicitário? Ela não é a única a fazer isso, mas deveria dar um exemplo melhor por ser a maior empresa privada do país e estar captalizada para a aguentar o tranco.

Simplista? Sim, mas, na verdade, as coisas são simples. Como diria o comercial de refrigerante, "imagem é tudo". E o trabalhador que vá pentear macaco.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.