Topo

Leonardo Sakamoto

Mais de 21 bilhões de lucro líquido. E demitindo...

Leonardo Sakamoto

19/02/2009 20h35

A Vale fechou 2008 com lucro líquido de R$ 21,279 bilhões, um crescimento de 6,36% com relação a 2007. Só 21 bi? Triste, não? Coitados dos acionistas! Portanto, apóio o presidente da empresa Roger Agnelli, que em 14 de dezembro passado disse:

"Eu tenho conversado com o presidente Lula no sentido de flexibilizar um pouco as leis trabalhistas. Seria algo temporário, para ajudar a ganhar tempo enquanto essa fase difícil não passa." E também: "Estamos conversando com os sindicatos também. O governo e os sindicatos precisam se convencer da necessidade de flexibilizar um pouco as leis trabalhistas: suspensão de contrato de trabalho, redução da jornada com redução de salário, coisas assim, em caráter temporário."

Governo, sindicatos, não sejam tacanhos! O que são alguns empregos perdidos diante do crescimento de uma gigante multinacional genuinamente brasileira?

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.