O Banco do Brasil e a transparência na imprensa
Não seria ótimo se nós, jornalistas, avisássemos aos leitores quando estamos reportando ou opinando a respeito de um assunto sobre o qual temos, direta ou indiretamente, algum interesse pessoal? Não estou falando de preocupações universais, como a efetivação dos direitos fundamentais, e sim de temas que podem trazer ganhos ao jornalista no curto prazo. Por exemplo, quando escrevemos uma matéria sobre determinada empresa de capital aberto da qual temos ações.
Sem entrar no mérito da discussão, fiquei imaginando quantos colegas que soltaram artigos – e mesmo reportagens – inflamados contra as mudanças no comando do Banco do Brasil (que resultaram em uma queda no preços das ações e no medo de que uma política menos ortodoxa gere lucros menores) possuem ações do banco. Ter ações pode não influenciar no texto, é claro. E um texto sozinho pode não ter forças para influenciar o futuro econômico da empresa. Mas o leitor tem o direito de saber.
É raro que veículos de comunicação no país, quando publicam um artigo, coloquem no pequeno currículo do articulista após o texto uma explicação se ele tem ou não interesse direto com o desenlace do assunto tratado. Quando fico na dúvida e tenho tempo, entro na net, coloco o nome da pessoa no Google e muitas vezes descubro coisas interessantes e não ditas.
Isso pode ser pequeno, até besta. Mas passar a sensação de transparência ao consumidor da notícia apenas agrega valor à qualidade de imprensa. E afasta dúvidas incômodas.
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