Topo

Leonardo Sakamoto

"Kátia Abreu" presa

Leonardo Sakamoto

03/06/2009 05h29

O título foi tirado do blog do Lauro Jardim, que também falou do assunto. Achei ótimo e reproduzi.

Três ativistas do Greenpeace foram detidos nesta segunda no prédio do Senado quando realizavam uma manifestação pacífica contra Kátia Abreu (DEM-TO). Eles tentavam entregar uma faixa de "Miss Desmatamento" para a senadora – que é presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e, ironicamente, a relatora da Medida Provisória 458, que trata de regularização fundiária na Amazônia. Se aprovada com as mudanças que os ruralistas defendem, ela pode regularizar pencas de terras griladas para a alegria de muitos que desmatam, roubam, escravizam e expulsam.

Uma delas estava fantasiada de Kátia Abreu. Foi presa junto com os outros pela polícia do Congresso por "criar desordem na casa e atrapalhar os trabalhos'. Dúvida: se seguissem essa norma à risca , quantos sobrariam no plenário?

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.