Blog do Sakamoto

A principal e mais antiga denúncia contra Sarney

Leonardo Sakamoto

Tenho recebido valiosas contribuições de um jornalista amigo meu, o Zé. Como ele não tem paciência para ter um blog, mas conta com uma sensibilidade ímpar, posto aqui algumas de suas impressões.

Meu amigo Zé pede para que eu lembre a todos que o Maranhão tem o segundo pior IDH do Brasil.
De acordo com os dados disponíveis do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), entre 1991 a 2005, o Estado só não ficou em último lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano porque Alagoas (outra terra devastada pelo coronelismo) não deixou.

O Zé diz que sem desmerecer todas as (novas) denúncias de corrupção, nepotismo, desvio de verbas públicas, contas no exterior que recaem contra o presidente do Senado, a miséria em que se encontra boa parte do povo maranhense já era motivo suficiente para qualquer brasileiro bradar “Fora Sarney!” Isso sem contar o seu desastroso mandato de presidente nos anos 80.

Corrupção na máquina pública e exploração da pobreza estão intimamente relacionados, mas infelizmente é mais fácil cassar alguém pelo primeiro delito do que pelo segundo. O Maranhão, sob o domínio dos Sarney, não só permaneceu nas piores posições nos indicadores sociais, mas também viu suas terras serem desmatadas e poluídas, latifúndios crescerem, trabalhadores serem escravizados e assassinados, comunidades tradicionais serem ameaças e expulsas, a educação ser sucateada, os meios de comunicação serem concentrados nas mão de poucos.

Alguns vão colocar a culpa na própria população que os elege. Não é tão simples – Sarney teve que fugir e virar senador pelo Amapá para não ficar fora do jogo político em um determinado momento. O Maranhão é um Estado com importantes movimentos sociais e uma sociedade civil cada vez mais atuante – o problema é o desalento de boa parte da população, que – infelizmente – já não acredita que a política faça diferença em sua vida. Essa, talvez, seja a pior herança deixada por esse clã.

  1. nelson minucci jr

    31/10/2009 16:00:00

    Na contra mão da democracia Presidente da Câmara Municipal de Ourinhos não disponibiliza movimento diário de caixa.O Vereador Toninho, do PT vem na contra mão do que faz o governo federal, digo o Presidente Lula. Em uma página do site do governo federal qualquer cidadão tem acesso ás contas do governo para mostrar transparência da coisa pública. Ocorre que Toninho, do PT atual presidente de câmara municipal de Ourinhos, vem fazendo justamente o contrário, não disponibilizando desde o último dia 31 de Julho de 2.009 no quadro o movimento diário de caixa. Após ser denunciado no Ministério Público, Toninho, do PT, que havia pedido um prazo devido ao afastamento por problemas de saúde de um funcionário, não cumpriu o acordo e até o momento não está disponibilizado o movimento diário no quadro. O Pior é que passado quase 11 meses de sua administração, o Toninho, do PT, não disponibilizou também nas paginas da internet o movimento diário de caixa. Em recente denúncia ao Tribunal de contas de Marília, onde explicava todo o procedimento não realizado pelo Toninho, do PT, recebi um retorno pelo e-mail do Sr. Antonio Martins da Silva, do TCE onde respondeu o seguinte:Sr.Nelson,” Uma vez que o Ministério Público foi acionado, resta aguardar o decurso dos prazos legais. Sugiro que o senhor verifique no MP o andamento da denúncia “.Por isto, estou enviando esta aos principais órgãos de imprensa do Brasil, ao site Transparência, aos sites de fiscalização do dinheiro público, aos sites do Governo Federal, ao Deputado Arlindo Chinaglia onde Toninho, do PT é seu representante político local, tendo sido assessor de Chinaglia antes das últimas eleições e principal articulador da vinda do PAC para Ourinhos.Peço a colaboração dos amigos que repassem este e-mail a mais órgãos de fiscalização que tiverem acesso. Caso necessitem de informações estou a disposição no endereço: nelsonminucci@hotmail.com ou pelo fone 14-9787-7885.

  2. o arabe

    05/08/2009 14:40:35

    para a senhorita tatiana.Vou , mais uma vez, te explicar como se vc. tivesse cinco aninhos..Mas eu sei que vc. só.tem dez.(brincadeirinha). Não estou aqui,Tatiana, para agredir quem quer que seja. Mas uma das coisas que eu detesto, e nisso vc. vai me concerder esse direito,é de aceitar ou não, pessoas que se dizem entender de tudo , passar horas abusundo do leitor com retóricas recheadas de babozeiras e ainda por cima, se achando" o máximo". Tudo que vc. colou no seu discurso , até agora,nada mais foi que repetir notícias de uma midia comprometida com questões políticas e,que com certeza, vc. ainda não a está compreendendo. Mas se por acaso assim o estiver ,o seu olhar , tatiana,só tem um viés. Deixa eu te "tatiar" com uma pergutinha básica,daquelas que nos obriga a enchergar toda a floresta e não só uma árvore -Antes, faço lembrar a vc. que não concordo com ladrões,corruptos e alhures.Tá: Se tudo isso que está acontecendo no Brasil e que vem desde as sesmarias, por que, e só agora ,nesse momento, tenta-se endiabrar uma figura da" política brasileira", com se todos os problemas do brasil fossem da autoria desse senhor?! Hein?! Tatiana, continuamos depois, meu tempo se estreitou e vou ter que te deixar. Não me leva a mal, certo? Contnuamos depois. São os compromissos. mas deixa eu te dizer... faz a lição de casa hoje e passa o olho na coluna de Luís nassif com a matéria ,"A quarta -feira no senado".É interessante ,e Nassif, já deu boas bordoadas em Sarney. É de bom alvitre sempre olhar para os dois lados antes de atravessar. abraços.

  3. o arabe

    05/08/2009 13:51:02

    Pra Tatiana:Vou , mais uma vez, te explicar como se vc. tivesse cinco aninhos..Mas eu sei que vc. só.tem dez.(brincadeirinha). Não estou aqui,Tatiana, para agredir quem quer que seja. Mas uma das coisas que eu detesto, e nisso vc. vai me concerder esse direito,é de aceitar ou não, pessoas que se dizem entender de tudo , passar horas abusundo do leitor com retóricas recheadas de babozeiras e ainda por cima, se achando" o máximo". Tudo que vc. colou no seu discurso , até agora,nada mais foi que repetir notícias de uma midia comprometida com questões políticas e,que com certeza, vc. ainda não a está compreendendo. Mas se por acaso assim o estiver ,o seu olhar , tatiana,só tem um viés. Deixa eu te "tatiar" com uma pergutinha básica,daquelas que nos obriga a enchergar toda a floresta e não só uma árvore -Antes, faço lembrar a vc. que não concordo com ladrões,corruptos e alhures.Tá: Se tudo isso que está acontecendo no Brasil e que vem desde as sesmarias, por que, e só agora ,nesse momento, tenta-se endiabrar uma figura da" política brasileira", com se todos os problemas do brasil fossem da autoria desse senhor?! Hein?! Tatiana, continuamos depois, meu tempo se estreitou e vou ter que te deixar. Não me leva a mal, certo? Contnuamos depois. São os compromissos. mas deixa eu te dizer... faz a lição de casa hoje e passa o olho na coluna de Luís nassif com a matéria ,"A quarta -feira no senado".É interessante ,e Nassif, já deu boas bordoadas em Sarney. É de bom alvitre sempre olhar para os dois lados antes de atravessar. abraços.

  4. Tatiana

    24/07/2009 13:46:52

    Não estou entendo vc árabe. Se fosse Maluf, Daniel Dantas, Álvaro Lins e tantos outros que são corruptos e corruptíveis, as pessoas não citariam os seus desmandos? E desde qdo um fato ilegal repetido se torna um ato legal? Se outros políticos imitam o Sarney, estão tão errados qto ele. Graças a Deus que o sr não é juiz. Imagine um magistrado deixar livre um ladrão, porque afinal todo mundo rouba? O que eu fiz foi relatar as ocorrências de políticos e como o Blogo está tratando do Sarney, eu relatei fatos ligados a ele. A minha cidade é linda, é de fato uma cidade maravilhosa! O fato de ter nascido nela, não me impede de ver e concordar q a violência que assola a vida dos cidadãos e turistas é revoltante, principalmente devido à omissão das autoridades A grande maioria dos cariocas pensa assim. Muitos até já se mudaram daqui. Então eu não sei o q vc quer dizer ao escrever q eu olhe a minha cidade. Eu caminho por ela todos os dias, seja a pé, metrô ou de carro. E ando sobressaltada... So retiro tutu dos bancos, em caixas eletrônicas que estão nos Shoppings. Vivo uma realidade q eu não posso negar e nem vou achar que alguém está denegrindo o Rio ao citar a violência cotidiana que vivemos. Mas parece q interessa mais a vc agredir os outros comentários com os quais vc não concorda do q do que colocar suas idéias quanto ao tema do blog. Qto ao adjetivo q vc insinuou, só posso dizer q cada um dá que tem. E vc não é a exceção.

  5. o arabe

    24/07/2009 12:09:37

    Pra ti..tu sabes que é pra ti.." eu tinha certeza .Tu sabes do que te falo.

  6. o arabe

    24/07/2009 11:42:32

    Théo, certa ocasião estava eu, em são paulo, no teatro Ruth Escobar. A polícia , lá fora, tentava acabar com uma manisfestação dos artistas. A Ruth, comandava uma passeta contra a censura imposta pelos orgãos do regime vigente. Em um certo momento, milhares de estudantes , nessa tua faixa,fazia pressão para que a passeata fosse em frente. Escobar achava que essa seria a melhor solução.Começou então uma dicussão sobre qual atitude tomar.De repente, lá de trás, sai Plinio Marcos e diz: "ESCOBAR,DEIXA DE BOBAGEM.... ESSES MENINOS NÃO SABEM DE NADA, SÃO BUCHA DE CANHÃO. AMANHÃ NENHUM DELES VOLTARÁ AQUI..O PROBLEMA É NOSO!!" Dito ,e certo! ...Meninos, eu ví.. Espero agora ,meu egrégio Théo, que vc. não tome essas palavras, como insulto ou coisa alhures. Foi apenas uma lembrança.

  7. o arabe

    24/07/2009 08:20:48

    Tatiana, deixa de ser...... que nem a outra...Todo e qualquer político, o que mais faz e adora, é colocar nome de familiares em obras que eles inauguram.."não estou te falando que isso seja correto, cderto?!" Observa a tua cidade...

  8. Tatiana

    22/07/2009 14:10:02

    Aos interessadosClã Sarney dá nome a Avenida, Ponte e Rodoviária. Apesar da proibição de colocar nomes de pessoas vivas em obras, ruas ou praças, no Maranhão só dá Sarney.A tentativa de impor o culto ao clã Sarney ocorre em todos os locais do Maranhão, sobretudo em São Luis. É na capital do estado que estão a Maternidade Marly Sarney, o Fórum Desembargador Sarney Costa (pai do José Sarney), O Tribunal de Contas Roseana Sarney, a Ponte José Sarney, a Rodoviária Kiola Sarney (mãe do distinto), a Avenida José Sarney e o Fórum Trabalhista José Sarney. Para morar há três vilas “Sarney”: Vila Sarney Filho, Vila Kiola Sarney e Vila Roseana Sarney. Há ainda as Escolas Roseana Sarney, Marly Sarney e José Sarney. A Escola Fernanda Sarney (neta do referido) fica no município Bom Jardim. Fernanda Sarney tinha seis anos quando batizou a escola. Trata-se do penúltimo Estado mais pobre do Brasil, conforme o ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A família Sarney governa o Maranhão há décadas. Além dos prédios públicos com seu nome, Sarney é o único ex-presidente vivo que já tem um mausoléu em seu nome. Em 1990, o então governador Epitácio Cafeteira doou a família Sarney o Convento das Mercês, patrimônio público, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. O Convento então passou a chamar-se Convento das Mercês Memorial José Sarney. Em 2005 em entrevista concedida, José de Ribamar Sarney disse que o local poderia tornar-se futuramente “ponto de peregrinação”. Evidente que o Ministério Público Federal anulou esse ato que chegou a ser imoral. E peregrinação faz-se a lugares santificados. Sarney deve achar que além de beatificado, deve ser também santificado.José Sarney foi Deputado, Senador, Governador do Maranhão e Presidente da República no período de 1985 a 1990 ao substituir Tancredo Neto que faleceu antes de tomar posse. Não gostou de nada disso? Então quer reclamar? Vá, então, ao Fórum José Sarney, procure a Sala de Imprensa Marly Sarney, informe-se e dirija-se à Sala de Defensoria Pública Kiola Sarney...Seria cômico se não fosse tão triste....Que tal criar um presídio no Maranhão e colocar o nome de “Centro de Detenção José Sarney?” Lá o clã inteirinho poderia passar umas férias, digamos de uns cem anos ...Obs. Este artigo foi copiado de uma escritora digna de toda a nossa admiração.O padre Antonio Vieira proferiu em São Luís um de seus mais ácidos sermões. Ele atribuiu ao M de Maranhão algumas qualidades que permanecem inabaláveis: M de murmurar, M de motejar, M de maldizer, M de malsinar, M de mexericar e, sobretudo, M de mentir: mentir com as palavras, mentir com as obras, mentir com os pensamentos. Por ironia, um dos locais da capital maranhense que mais receberam pregações de Vieira, foi o Convento Nossa Senhora das Mercês que Sarney tentou apossar-se. Isso sem falar nos municípios maranhenses que levam o sobrenome Sarney em suas instituições públicas..

  9. Helena Rittzel

    22/07/2009 13:59:52

    És patética Carla. Vê se me esquece...

  10. Helena

    22/07/2009 13:56:40

    És patética Carla. Vê se me esquece ...

  11. carla

    22/07/2009 13:35:24

    Queridos cuidado com o imposto...

  12. carla

    22/07/2009 13:33:59

    É.

  13. Tatiana

    22/07/2009 00:11:33

    O MARANHÃO FICA NO BRASIL?Clã Sarney dá nome a Avenida, Ponte e Rodoviária. Apesar da proibição de colocar nomes de pessoas vivas em obras, ruas ou praças, no Maranhão só dá Sarney.A tentativa de impor o culto ao clã Sarney ocorre em todos os locais do Maranhão, sobretudo em São Luis. É na capital do estado que estão a Maternidade Marly Sarney, o Fórum Desembargador Sarney Costa (pai do José Sarney), O Tribunal de Contas Roseana Sarney, a Ponte José Sarney, a Rodoviária Kiola Sarney (mãe do distinto), a Avenida José Sarney e o Fórum Trabalhista José Sarney. Para morar há três vilas “Sarney”: Vila Sarney Filho, Vila Kiola Sarney e Vila Roseana Sarney. Há ainda as Escolas Roseana Sarney, Marly Sarney e José Sarney. A Escola Fernanda Sarney (neta do referido) fica no município Bom Jardim. Fernanda Sarney tinha seis anos quando batizou a escola. Trata-se do penúltimo Estado mais pobre do Brasil, conforme o ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A família Sarney governa o Maranhão há décadas. Além dos prédios públicos com seu nome, Sarney é o único ex-presidente vivo que já tem um mausoléu em seu nome. Em 1990, o então governador Epitácio Cafeteira doou a família Sarney o Convento das Mercês, patrimônio público, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. O Convento então passou a chamar-se Convento das Mercês Memorial José Sarney. Em 2005 em entrevista concedida, José de Ribamar Sarney disse que o local poderia tornar-se futuramente “ponto de peregrinação”. Evidente que o Ministério Público Federal anulou esse ato que chegou a ser imoral. E peregrinação faz-se a lugares santificados. Sarney deve achar que além de beatificado, deve ser também santificado.José Sarney foi Deputado, Senador, Governador do Maranhão e Presidente da República no período de 1985 a 1990 ao substituir Tancredo Neto que faleceu antes de tomar posse. Não gostou de nada disso? Então quer reclamar? Vá, então, ao Fórum José Sarney, procure a Sala de Imprensa Marly Sarney, informe-se e dirija-se à Sala de Defensoria Pública Kiola Sarney...Seria cômico se não fosse tão triste....Que tal criar um presídio no Maranhão e colocar o nome de “Centro de Detenção José Sarney?” Lá o clã inteirinho poderia passar umas férias, digamos de uns cem anos ...Obs. Este artigo foi copiado de uma escritora digna de toda a nossa admiração.O padre Antonio Vieira proferiu em São Luís um de seus mais ácidos sermões. Ele atribuiu ao M de Maranhão algumas qualidades que permanecem inabaláveis: M de murmurar, M de motejar, M de maldizer, M de malsinar, M de mexericar e, sobretudo, M de mentir: mentir com as palavras, mentir com as obras, mentir com os pensamentos. Por ironia, um dos locais da capital maranhense que mais receberam pregações de Vieira, foi o Convento Nossa Senhora das Mercês que Sarney tentou apossar-se. Isso sem falar nos municípios maranhenses que levam o sobrenome Sarney em suas instituições públicas.Seria cômico se não fosse tão triste....

  14. Theo

    21/07/2009 22:24:27

    É mesmo Carla?

  15. carla

    21/07/2009 17:54:24

    SO PARA ESCLARECER A TODA PODEROSA HELENA,ESTAMOS FALANDO DO MARANHÃO,E ELE FICA NO NORDESTE E NÃO NO NORTE COMO FOI CITADO ACIMA PELA PERFEIÇÃO EM PESSOA.

  16. Stela Cazelli

    20/07/2009 15:24:31

    Esqueci de escrever eu estou me referindo ao árabe (coitado desse povo) q está sendo usado por uma pessoa tão difícil.

  17. Stela Cazelli

    20/07/2009 15:23:10

    Se vc não é alguma torcida organizada, tem todo o perfil de quem o é. Basta discordar de vc, não torcer por seu time q vc já vai dando porrada, xingando e até matando. E pelo jeito vc não é nenhum garotão e ainda que fosse. Portanto pare de poluir a visão dos que estão lendo este site, e faltar com o respeito aos demais, usando pornografia inclusive. Quanto a vc Helena, acho q errou ao dar continuidade a esse sujeito. Concordo com vc, o Theo tem razão. Com bêbado e com doido não se discute. Eu pessoalmente, não vou ler nada do que esse sujeito desrespeitador escrever. Até pq eu sou contra bater palmas para maluco dançar

  18. Helena S Rittzel

    20/07/2009 15:03:50

    Pensei que havias dito que não perderias mais teu tempo comigo. Mas pelo jeito ficas tão abalado com o que escrevo numa clara demonstração da tua aversão a quem tem conhecimento além do teu, se é que tens algum, a não ser na área de não saber dialogar e xingar, que ficas transtornado e confundes alhos com bugalhos. Como não tens argumento, insultas... Sorry, mas não consegues me atingir a ser através de frouxos de risos e até uma certa piedade ao ler os teus desatinos. Mas como estamos numa página que temos o direito de expressarmos as nossas idéias, não estou nem aí para o que pensas a meu respeito... Acho que no fundo não perdoas que todo o Brasil não seja como o sul. E o que é pior, nem tens discernimento essa desigualdade não é obra do povo. Não que isso denote que as pessoas do sul são diferentes das do norte. Em nenhum momento afirmei que o sulista é melhor que o nortista Mas se um dia além de leres, observares, analisares de maneira realista e não mergulhado em tua falta de conhecimento,nos teus transtornos mentais, verás que é claro que existem políticos corruptos (até nos países desenvolvidos, como o Japão, com a diferença que eles são devidamente punidos) em todo o Brasil. Em nenhum instante afirmei que no sul só existem pessoas honetas. Eu não sou tua igual para pensar assim. Mas o que eu quis me referir era a qualidade de vida tão diferente em alguns estados que, repito, é produto dos seus governantes. Com tua mente tacanha sei que não vai alcançar o que estou escrevendo, mas pelo menos tenta... Isso inclusive está me cheirando a invídia... Inclusive deste site. Acho que pensas que o pessoal do sul veio para o Brasil para ser barão. Não, cara, eles vieram devido as dificuldades que enfrentavam em seus países de origem, vieram em busca de trabalho. Tanto que a grande maioria começou lavrando a terra. Vais fazer um portfolio, um relatório do PR baseado em tua falta de conhecimento? Nunca ouviste falar que é necessário uma equipe bem formada (pesquisadores, estatísticos, economistas, etc) para fazermos uma pesquisa e daí um relatório? Ou você acha que é só chegar, olhar, que já se tem uma visão da realidade de qualquer estado ou país, cultura, saúde , alimentação, etc? Não custa ti esclarecer que o IDH é feito pela ONU, através de uma equipe técnica apta para tal, em todos os países do mundo. Cabe aos respectivos governos divulga-los. Eu me referi a esse levantamento, apesar de termos estatísticas bastante confiáveis no Brasil. Não perdes tempo em demonstrar em todos os momentos teus parcos conhecimentos. Na tua ignorância achaste que estava me referindo somente as pesquisas governamentais. Nem deves ter noção do seja o Índice de Desenvolvimento Humano.Outra coisa, eu me referir a intempéries da natureza, inteligente demais, ao cita-las. No sul existentes geadas e outras cositas que provocam dano nas colheitas, próprias de regiões frias ao contrário do norte onde geralmente o clima é quente, estável durante todo o ano. Negra não leva acento e és tão pobre de espírito e conhecimento que usas a cor da pele para discriminar as pessoas e julga-las. És tão estúpido que nem sabes que a palavra “negra” da maneira que usaste é preconceito, crime inafiançável, sujeito a penalidade. E negra no sentido pejorativo que usaste, é tua mente. É mais fácil ofender, afinal quando acaba a razão, começa a ofensa. Ti incomoda a profundidade dos outros? Ao escreveres em letras maiúsculas demonstras mais uma tentativa de fazeres crer que falas a verdade: Ou pensas que estás vendendo algum produto? Burrice ninguém compra... Bom, de repente um elemento do teu nível pode comprar, achando que é sabedoria. Podes escrever o que quiseres, colocar outdoor, fazer comícios e propaganda com relação ao que escrevo que isso não ocultará o teu desequilíbrio, aliado a teu desconhecimento. E eu não estou nem aí... Temos qualidade e visão de vida bem diferente, graças a Deus. Então achas que quem é secundarista não está com nada. Pelo jeito nem o secundário fizeste e se o fizeste, foi tão bem feito que deves achar que existem palavras que começam com ç. Pode?Ao contrário de ti que afirmaste que não perderias mais tempo comigo e voltaste atrás, continua com teu besteirol, que eu não perderei mais o meu tempo contigo. Me poupa. É ter um QI muito abaixo da média a maneira como ti expressas. És á toa, vulgar, grosseiro e grotesco. Deixa eu ti deixar ciente arabezinho, que como meu pai é militar e como todo militar (independente da patente) era freqüentemente transferido dos seus locais de trabalho. Vivi em dois países da América Latina, no Ceará, Brasília, na fronteira com a Argentina, Natal , Rio de Janeiro, cidade que amo muito.e Natal. Além de viver nas regiões acima, estudei também nesses lugares. Mas nasci, sempre passei férias e até morei alguns anos no Paraná. Tchau, arabezinho, que nem o nome tem a decência e coragem de colocar. Ti escondes atrás de um pseudônimo. E repito, podes escrever que sou uma sumidade em história, matemática, estatística, conhecimento gerais, situação sócio-econômica do Brasil, situação geográfica, análise política, ou então que eu não consigo contar até cinco... Problema teu. Se isso ti dar prazer..Ah, devo ti dizer que lamento que as pessoas que participam deste site leiam a tua vulgaridade. Pensas que este site é teu, que podes usar a linguagem chula que usas, sem respeitar ninguém? O Theo falou acertou em cheio com relação a ti, elemento pernicioso. É tão infeliz... Helena Rittzel.

  19. Theo

    20/07/2009 00:34:28

    Renata, eu só não esclareço o que está sucedendo com o árabe porque respeito os demais participantes. O cara é ignorante demais, além de grosseiro, mau criado e deseducado e .... Acho que seu problema entre outros, é não poder bater pessoalmente nas pessoas q discordam dele, então ele agride através de palavras. Enfim, é melhor ler essas asneiras do que ser cego. Árabe eu dou as tuas palavras o desprezo que merecem. Afinal, tenho 20 anos, estou chegando de Cabo Frio,feliz da vida e ti dar trela é demais. Sou feliz, até pq sou o contrário de vc.

  20. Renata

    20/07/2009 00:21:44

    Credo arabe, que raiva, que ira... Parece q vc esquece que estamos trocando idéias. É chocante a maneira como você se dirige a outra pessoa que talvez vc nem conheça , só pq ela não pensa igual a vc. Vc está descendo o nível de uma maneira exagerada. Vc é afilhado do SarneY? Ainda q seja, tenha um pouco mais de considera e respeito pelos outros. Não é isso que buscamos ao colocarmos o que pensamos aqui. Pega leve.

  21. o arabe

    19/07/2009 18:00:48

    E outra coizinha.. me insulta..só assim tu gozas!!

  22. o arabe

    19/07/2009 17:19:25

    É isso aí, irmã gemea carla..kkkkkkk Essa palhaça, é só uma palhaça.. nada mais que uma palhaça..Como falou o nobre amigo: Essa palhaça, só enxerga a arvore..

  23. carla

    19/07/2009 16:45:14

    Distinta e preclara Helena , palhaço é um ator ou comediante cuja intenção é divertir o público através de comportamento e maneirismos ridículos.Assim como você ,que adora jogar pimenta nos olhos dos outros , esse blog esta cheio de palhaços. Qual é sua intenção,fazer com que as pessoas chorem com pena do Maranhão ou fazer com que elas gargalhem da desgraça dos nordestinos?

  24. o arabe

    19/07/2009 16:20:02

    hela, probre helena..Só voltei pra te dizer mais uma coizinha...estou fazendo o que todo otário ,que nem tu, fazes.. lendo só os jornais de oposiçao do paraná.. não me venha depois com xurumelas,certo?!! Pra ser sucinto: Quntos anos tem são paulo, rio de janeiro e minnas gerais?Só estes...Tu vais entender....É para aquela tua exposição sábia sobre desenvolvimento regional..(burra, tu és burra e não podes te igular a mim, por que tu és burra) Deves ser uma secundarista... PRA MIM, TU ÉS ADORMRCIDA,AMARGA, GROSSEIRA E CLARO, BURRA..RIDICULA POIS NÃO TEM SENSO CRITICO.ÈS DAQUELA QUE TEM ORGASMO COM PROCESSO DE LINCHAMENTO..VAI TOMAR BANHO, É QUE É!!!

  25. o arabe

    19/07/2009 12:17:14

    Pô,theo.... não queria te dar o mesmo adjetivo qualificativo que doei a Helena , pobre helena..Mas, assim o preferistes, o que vou fazer??!! É... burro e alienado...rsrsrsrs

  26. o arabe

    19/07/2009 11:48:07

    Theo, pensou como ela??!! O adjetivo se aplica a ti, também..Burro e alienado. Agora,vem!!

  27. o arabe

    19/07/2009 11:44:25

    Helena, pobre Helena..Helena, não vou mais perder meu tempo contigo..sinto .. o perú vai inchar, mas tu sabes onde...continua com o teu conhecimento, o que tu dissestes, de relatórios de fundação e internete..pobre helena.. quer um conselho. não vou cobrar.. Vai viajar pra ver de perto o outro Brasil..Não esse que tu só conheces via tv e de relatórios mascarados em época de eleição. E outra, não me zanga!!Não quero abrir a caixa preta do teu estado, de politicos corruptos , de uma máfia digna das grandes familias, também.Vou preparar, bocuda, uma analise do paraná. Espera,vou te mostrar quantos sarneys convivem contigo,e tu, parte desta oquestra,e é por isso que eu te chamo de burra, vai querer me convencer que não tinhas conhecimento.vai com o teu".... "de Brasil, lá prás tuas nêgras, não prá mim....E ainda vem me falar de intemperiés como fator de desequilibrio sociao-econômico?!! Pobre Helena, não só o maranhão mas todo Brasil está morrendo de fome. E aculpa, claro, é de Sarney..

  28. Theo

    18/07/2009 17:48:26

    Pô árabe, qual é? Cai na real ... Desse jeito você vai forçar o governo a cobrar mais um imposto: o das pessoas que falam e escrevem asneiras.

  29. Helena

    18/07/2009 17:43:04

    Meu caro arabe não ti devolvo insulto porque isso seria igualar-me a ti. Sabias que o Brasil começou pelo Norte? Que os emigrantes (devido às más condições de vida em seu próprio país) vieram praticamente substituir a a mão do escravo que era gratuita no sul? ? Se tivesses conhecimento da história do Brasil verias que os usineiros, os donos de cafezais, enfim a elite que compunha e mandava no Brasil eram todos de sobrenome português? Corrupção, espoliação e outros abusos contra o mais fraco foi e ainda é o que constrói o abismo ricos x pobre? Mas de qualquer maneira, o que eu relatei foi a triste realidade do nosso país. Meu caro arabe a tua pobreza é mental, espiritual e reacionária, típica de pessoas q preferem confundir a aceitar a verdade em sua totalidade em suas mente às vezes embrionárias. Paraíso não existe e em nenhum instante eu disse que o estado que nasci o representava. Os dados q citei são divulgados pelos órgãos do governo, que tem o sarney como um dos seus expoentes, anuncia. Abre teu olho, ou melhor tua mente para não falares asneiras e ainda insultares o teu próximo. És bem adepto do sarney e seus seguidores, tuas frases o confirmam. E como eles só falas bobagens, bobagens essas, que sequer ti dás conta, pois és totalmente dominado por elas, ainda que não sejas beneficiado. Esqueces que além do q citastes e que não discordo, há uma difrença enorme entre um estado que dá assistência pelo menos de forma muito melhor e respeitosa aos seus cidadãos e aqueles que só fazem se apropriar, destruir, devastar tudo a que tem acesso. Porque será que o Sarney tem um patrimônio que nenhum político (sem contar aqueles que tinham dinheiro antes de o serem) tem? Como ele conseguiu esse patrimônio? Simples, dá uma olha no MA, vê e lê sobre as condições de vida do povo e entenderás. E volto a repetir, não estamos nos EUA país que cada estado possue sua própria Constituição. Ou seja, a disparidade existente entre o sul e o norte é obra dos governantes. E com um detalhe, o norte não tem as intempéries que o sul tem. E árabe, eu citei o meu estado pq a tua companheira Carla pediu que falássemos sobre os mesmos e ainda chamou os participantes de palhaços. Será que vc e ela não são gêmeos?. E independente do que você acha, quem dera ao povo brasileiro que houvessesm mais Sakamoto e menos Sarney, Carlas e Árabes. Agora fique inchado como um peru e volte a distorcer a realidade, até pq é a única coisa que ti resta fazer.

  30. Amauri Lopes Neves

    18/07/2009 11:46:02

    Há muito se diz que o povo brasileiro segue o mau exemplo que “vem de cima”. Discordo.A política nacional é que é o reflexo do povo que somos. Os políticos são produto e não origem. Produto de toda uma sociedade que, da noite para o dia, faz dos participantes do BBB “celebridades”; que coloca policiais para subir os morros atrás de traficantes, mas acha que os viciados são vítimas; que compra em camelôs e aceita “ofertas” dos cambistas.Tartaruga não sobe em árvore! Os políticos estão lá por força do voto popular.A família Sarney manda no Maranhão há décadas. O estado apresenta um dos menores IDH do país. Ainda assim, os Sarney se mantêm no cenário. Quem os coloca sempre de volta? Nós, o povo.Como Sarney, estão aí Collor de Mello, Jader Barbalho, o casal Garotinho, Severino Cavalcanti e tantos outros.O poder do voto é jogado no lixo. Então, de quem é a culpa?Só há espetáculo enquanto há público: os traficantes existem porque existem os viciados; os cambistas e camelôs só existem porque há quem compre nas suas mãos; os paparazzi só existem porque há os que têm sede de saber sobre a vida dos outros... E por aí vai.

  31. calypso thereza escobar velloso

    17/07/2009 15:21:55

    a "complicada" Roseana(e),ainda abre a boca p/salvar roubo da CLÃ Sarney,nem ela escapa.,"calla la boca" ela está cheio de cárie para deixá-la aberta...pegue o que roubou e vai tratar das crianças que passam fome e durma com anjos negros habitados lá para baixo de seu caráter,grata calypso thereza escobar velloso

  32. o arabe

    17/07/2009 13:36:33

    Helena.. pobre helena...Falas como uma verdadeira sudestina.De cima do teu pretenso conhecimeno (porem burra), esqueces que a tua história (?) foi feita , e ainda é feita, da forma como todos os estados ricos no Brasil, se fizeram. Na base da corrupção, espoliação, da mão de obra escrava e dos acertos politicos para que envestimentos fossem feitos na tua terrinha, num total descompasso com a região norte-nordeste. bravata de quem não olha pra seu próprio rabo. Não te esquce, pobre, que tu és tão pobre quanto nós.. Pior, a tua pobreza é miseravel..

  33. Rai de Almeida

    16/07/2009 14:50:29

    Os escandalos nos quais Sarney estão envolvidos, fazem parte do "modus operandi" da politica oligarquica do nosso País, que vige desde os tempos da colonia...Ainda há muito o que fazer, para mudar tal pratica

  34. Renata

    16/07/2009 13:30:21

    D Roseana e seus seguidores, há um abismo profundo entre o MA antes e depois do Sarney. Para se ter uma idéia, da prepotência deste senhor, não custa lembrar que o Convento das Mercês, em São Luís, datado de 1600, foi doado à Fundação José Sarney para que abrigasse a biografia deste senhor, acompanhada de fotos e outras cositas. . . Ou seja, um patrimônio público foi doado a esta fundação privada, num claro desrespeito as nossas leis. Coerente, a Justiça Federal no Maranhão atendeu ao pedido do Ministério Público Federal e decidiu anular a doação, por ser imoral a lei estadual que regulamentou a doação deste nosso patrimônio. Esta doação num descalabrado sem limites, numa demonstração clara do desprezo que o Sarney tem pelo povo que o sustenta e paga suas mordomias, numa falta de escrúpulos sem igual, foi mais uma demonstração de como o Sarney realmente não se acha "um homem comum" ( O Lula só pronunciou o que todo brasileiro sabe) a ponto de violar uma lei federal que todos sabem estar acima das estaduais, ou municipais, lei esta que proíbe que bens tombados pela UNIÃO sejam dados de presente a qualquer um cidadão, mesmo que este se ache o dono do mundo, useiro e vezeiro de "é legal por que eu quero". As famílias que pensavam assim, sra. Roseana e adeptos, tiveram suas cabeças cortadas, decapitadas. Isso lhes lembra algum acontecimento real? Bom, poderiam ser escritos livros com diversos capítulos sobre como o Sarney tem espírito de ditador e mente tacanha a julgar pelos seus atos e principalmente pelos discursos esdrúxulos, que ultimamente pronuncia. Estou citando só uma das facetas do Dom Sarney. Ah! a maioria das escolas e outras instituições públicas levam o nome da família Sarney. Até sua bisneta, Fernanda, tem uma escola em seu nome. Será que depois que o Sarney falecer a família vai querer mudar o nome do Estado Maranhão paraEstado Sarney? Aí faria jus ao comportamento em vida do já citado senador.

  35. ciro lauschner

    16/07/2009 11:05:10

    A privatização continua não sendo honesta, porque Santa Catarina não tinha nenhum pedágio, agora tem 5 .Tem razão o Marcos Siviero, mas pelo jeito o dono mudou mas os porcos são os mesmos

  36. Helena

    16/07/2009 00:47:19

    Poque você não procura saber dos dados do MA ao invés de chamar de palhaços o que relatam esses fatos? Senão vejamos: no IDH geral o Maranhão está em penúltimo lugar, em renda em último lugar, educação está em penúltimo lugar, bem como em longevidade. Existem estados no Brasil que perto do MA a distância é muito maior do que a distância entre estes estados e a Europa. Deu para você entender? O meu estado, se comparado ao MA é até covardia. Somos o celeiro do Brasil. Será que você não sabe que a nossa Consituição é única? Ou seja, os direitos e deveres de todos os nossos governantes são iguais. Assim se o Paraná está tão adiante do Maranhão, é uma realidade que você deve aceitar e essa realidade é fruto dos governantes e não dos que estão comentando esta triste realidade. Números são dados físicos. Você sabia, não deve saber, porque senão não escreveria as sandices que escreveu, que o MA era onde existia a melhor terra para se plantar no Brasil?Que o ensino lá era muito melhor que várias capitais do Brasil? Que não havia seca no MA? ´É uma pena que ao invés de se inteirar do que ocorre você opte por falar desatinos. Em tempo, procure na internet os dados que citei já que pelo jeito, sua leitura deixa muito a desejar, quando se trata da realidade brasileira. É um erro você atacar as pessoas e como não tem base, prefere agredir.Valeu Sakamoto. Um abraço,Helena

  37. carla

    15/07/2009 21:15:34

    Ei !! um momentinho aí!! esse pessoal que anda falando que o Maranhão é o pior IDH, o pior pib , e coisas outras mais, ( só desgraça!!) quando fizerem um comentário desses ,identifiquem as suas maravilhosas cidades..acredito que devam se encontrar na europa. Palhaços!!!

  38. Jhonatan Almada

    15/07/2009 21:04:31

    Para mim é um dos maiores equívocos analisar a questão do Senado e do Sarney como chefe das oligarquias nordestinas aboletadas la, pela disputa entre PT e PSDB. É como se em nome de alianças ou conspirações presentidas a ética na política pudesse ser jogada as cucunhas. Tem cara de jacaré, tem couro de jacaré, tem rabo de jacaré, mas não é jacaré?Somente quem sente do Maranhão o significado do domínio de um clã durante décadas, podando sonhos e gerações, tem a dimensão do que Sarney representa para nosso Estado.É lamentável que em duas linhas se resolva a discussão em torno da necessária oposição ao Serra.

  39. Mettabocca.comlimão.blogspot.com/ - Marcus Siviero

    15/07/2009 15:05:05

    BOA SAKA, AGORA VEJO QUE MODERA OS COMENTÁRIOS ÓTIMO, BOM MESMO!!!!!!!!!!!!!!!

  40. Mettabocca.comlimão.blogspot.com/ - Marcus Siviero

    15/07/2009 15:03:47

    Dona Maria; a senhora está "enganadinha", certa, mas enganada.A privatização se fosse honesta seria a grande solução, mas saiba que todas, sem exceção, TODAS MESMO, estradas privatizadas de São Paulo e demais estados estão aos "AUSPICIOSOS" cuidados de empreiteiras pedagiantes que pertencem a deputados, senadores e outros párias do meio político vigente, repito TODAS SÃO DE POLÍTICOS SAFADOS E IMPRESTÁVEIS QUE ROUBAM EXPLORAM E SAQUEIAM O BRASILEIRO IDIOTA QUE SOMOS NÓS.

  41. Mara

    15/07/2009 14:00:13

    A pessoas que estão em situação privilegiada hoje porque o Estado atou politicamente com benefícios e privilégios para que determinados grupos sociais se desenvolvessem , é só estudar a história das imigrações está na Internet.É só pesquisar direitinho, a politica de COTAS, sempre exisitiu, para determinados cidadãos.O que não cola é julgamento subjetivo, a conversa de mérito e competência, as denuncias diárias nos jornais estão mostrando é mérito e a competência.A Operação Satiagraha revelou ao mundo o mérito e a competência.

  42. Maria

    15/07/2009 11:32:07

    O Brasil deu de cara com um Estado que parece ter dono, a população brasidleira ao loer as atrocidades políticas reconhece que estas são praticadas em todos os Estados.São os mesmos métodos para enriquecimento ilicito, dominio das populações pobres e opressão.A sociedadfe brasileira está diante do espelho que é o Maranhão, o que vemos é o que sentimos, homens que ficam triliardários na política, com mansões, castelos, ilhas, palacetes no exterior, empresas no exterior, desvios em licitações, obras superfaturadas, desvios de verbas públicas, fazendas, boi, latifundios, Ilhas, DINHEIRO PÚBLICO EM PARAISOS FISCAIS EM CONTAS PARTICULARES, IAWNÇÃO DE FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA, e a maioria da população morrendo em hospitais públicos, sem acesso a saúde, educação sem qualidade, falta de moradia, sanemanto básico, aumento da miséria.ESTA CORRUPÇÃO IMPEDENós devemos considerar a CORRUPÇÂO COMO VIOLAÇÃO AOS DIREITOS HUMANOS.CORRUPÇÃO É CRIME CONTRA A NAÇÃO.É um absurdo um homem estar a 60 anos na política e o Estado estar na situação de um dos piores indices de qualidade de vida, estão mais para indigentes.Porque esse domínio politico sobre a população?É uma vergonha para o país a força e o método dos coronéis nos Estados.É desumano, é irracional o desespero a ganancia pelo dinheiro e pelo poder que oprime, desconsidera pobres e opositores.

  43. AFN

    15/07/2009 10:27:39

    Sobre se mencionar Alagoas e Maranhão, eu acredito que a equação não é tão simples, seria um reducionismo expor dessa forma. Ambos têm em comum o fato de possuirem mandachuvas de "velhos hábitos" na classe política. Más políticas, nos dois, entretanto, são causa e conseqüência dos problemas (e IDH por consequência), mas não sozinhas. Apesar também de serem dois estados nodestinos, os motivos históricos são BEM diferentes.

  44. Mario Solis

    15/07/2009 08:44:35

    Roberto Locatelli, por gente que pensa como você é garantido que o Brasil seguirá assim por muitos e muitos anos. mais nada a dizer

  45. Maria

    15/07/2009 08:35:06

    "tirar Sarney só joga água no moinho de Serra e de tudo o que vem com ele: privatização, miséria, destruição dos avanços sociais obtidos nos últimos anos"Desculpe, mas, de quais avanços sociais você está falando?Daqueles vivenciados pela família do Sarney? Foram avanços para eles...Ou da questão de bolsas ou cotas???No fundo é a mesma coisa, privilegiar uns em detrimento de outros.Não é bolsa ou cota que resolve o problema de educação desse país. Sim, educação. A falta dela é que causa desigualdade social e desemprego (a velha desculpa de cor da pele ou família desestruturada não cola mais...)Qual o problema com a privatização? Quem mora no estado de São Paulo sabe que os pedágios pesam no bolso, mas sabem também da qualidade das estradas que temos... Infelizmente a privatização é o único caminho para acabarmos com essa maldita máquina de corrupção e falta de vergonha q é a 'burrocracia' de órgãos públicos...Mais uma vez, desculpe, mas os movimentos sociais do Maranhão, aos quais você se refere, pertencem ao passado pré-democracia, né? Atualmente só se ouve falar do Maranhão quando se fala da roubalheira da família Sarney...E, só para lembrar, fale de miséria para todos aqueles que foram beneficiados com a 'quebra de patentes' de remédios contra a aids.Miséria é estar em um país, com tanto potencial, e pessoas tão incompetentes e corruptas o gerenciando...

  46. Lucas Rocha

    15/07/2009 08:14:41

    Sarney não só esta envergonhando a classe política como também esta despertando em muita gente o sentimento da política, isso é um bom efeito colateral para toda esta "crise" do senado pois, creio eu, que num futuro não muito distante, nós iremos, juntos, fazer a diferença nas urnas, ou nas ruas!Esta crise está parecendo crise de consciência pois é um absurdo existirem dez mil funcionários para 81 senadores, eu me envergonho em pensar que o nos permitamos uma coisa dessas.Em parte somos culpados, mas com certeza os meios de comunicação têm uma grande parcela de contribuição para isso. Sem falar nos próprios políticos criminosos e corruptos que governam para a perpetuação (luxuosa) da própria espácie. Até o momento eles estão conguindo.

  47. Mettabocca.comlimão.blogspot.com/ - Marcus Siviero

    14/07/2009 23:25:54

    Porra Ney Henrique, fiquei seu fã.Aquela "senhoura" pensa que aqui ela fala idiotices como fala para o pobre povo desinformado pela "famiglia" dela e todos aceitam.A "famiglia" só ganha eleição com voto de cabresto e porque 90% da população tem a educação e cultura que eles oferecem, basta falar mole e dizer que "tá" com cancer e pronto os "bocó do mola" põe eles no "puderrr!!!

  48. Ney henrique

    14/07/2009 22:56:36

    Pelo menos podia consultar a assessoria antes de escrever esse caminhão de bobagens!

  49. Ney henrique

    14/07/2009 22:46:20

    Desculpa senhora governadora ... que alias ganhou no tapetão igualzinho ao seu pai ... que só assumiu por que tinha apoio da cupula militar.Como seu pai pode ter assumido segendo a constituição de 88 se ele assumiu em 85? Ha tá ... ele tb inventou a máquina do tempo e você esqueceu de nos avisar.O plano heterodoxo quem traçou, que eu saiba, foi o Prof. Beluso e compania ... o que o seu pai fez foi não entender o plano ... instituir a distribuição de cargos no governo como moeda política, inflar o governo e gerar uma inperinflação por impressão de papel moeda. Descambou pro populismo barato (do mesmo tipo que vêm quebrando a argentina a décadas ... ha ... quebrou o Brasil tb.) Aliás ... o que o seu acidental pai tb fez foi alienar a população a tal ponto que votamos num desconhecido Collor só por esse ser o "caçador" dos "marajás" que se multiplicavam durante o governo Sarney.Outra coisa ... Plano real heterodoxo? hã? Se o plano real foi copiado do cruzado ... por que o Malan foi ministro da fazenda? Por que o governo FHC foi "entreguista" então? Plano heterodoxo com política monetária de altas taxas de juros e metas de superávit primário? Hà?A senhora acha que engana quem com essa conversa mole?Não morro de amores pelo FHC e nem pelo PSDB ... mas se existe alguém que afundou o Brasil na lama, o nome dele é José Sarney.

  50. douglas aguirre

    14/07/2009 21:46:57

    Na verdade o Senador, imortal, presidente do senado, ex-governador, ex-presidente da república, Jose Sarney não devia renunciar ao cargo, mas se fossem o Senado uma instituição decente deveriam seus pares cassá-lo, sumariamente. O Senador não foi avisado que já fez a sua última continência e agora é passar em revista a tropa e adeus!.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso