Topo

Leonardo Sakamoto

Por quem os sinos dobram (ou quem rouba voto de quem)

Leonardo Sakamoto

20/08/2009 12h04

Quatro pessoas, historicamente eleitoras do PSDB, e uma do PT me disseram ontem que votarão em Marina Silva quando ela sair candidata à Presidência: um jornalista de economia, um pesquisador de uma ONG ambientalista, uma administradora de empresas, um médico e um antropólogo (ok, parece início de piada de salão: havia cinco pessoas caminhando no deserto,  um brasileiro, um japonês…)

Este DataSaka não tem o mínimo de acuidade estatística, até porque não perguntei nada, eles que me disseram. E não estou fazendo uma análise sobre as eleições do ano que vem ou demonstrando qualquer preferência por A ou B. Apenas observando. Observei também as estratificações de intenção de voto no último Datafolha. E tenho a impressão de que, no universo da classe média brasileira, ao contrário do que boa parte da imprensa tem alardeado, não será a concorrente governista que perderá mais votos para a futura candidata do PV…

É a campanha gritando a plenos pulmões. A solução para isso? Ou leia, escute e assista a muito. Ou não leia, não escute e não assista a nada.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.