Topo

Leonardo Sakamoto

Após morte de trabalhadores, juiz suspende queima de cana

Leonardo Sakamoto

20/09/2010 17h32

A Justiça do Trabalho do Mato Grosso determinou a suspensão da queima de cana-de-açúcar nas fazendas das usinas Pantanal e Jaciara, pertencentes ao grupo Naoum. A decisão (processo 0119700-38.2010.5.23.0071), em caráter liminar, atendeu a pedido do Ministério Público do Trabalho. Dois trabalhadores morreram em agosto durante a queima da cana, um deles carbonizado no local e outro falecendo no hospital dias depois. Neste mês, outro acidente resultou em graves ferimentos a um outro trabalhador que está internado em Cuiabá.

"São estarrecedoras ainda as assertivas de que as requeridas não possuem as licenças ambientais necessárias para realização da queima da cana e que a execução dessa tarefa nos períodos de forte seca e de baixa umidade do ar potencializa a gravidade e a iminência de risco à integridade física dos trabalhadores", afirmou o juiz de Jaciara, Wanderley Piano da Silva, em sua liminar.

De acordo com nota divulgada pela Justiça do Trabalho, a suspensão de queima da cana-de-açúcar prossegue até que as empresas consigam comprovar que obtiveram as licenças legais e que têm condições de "garantir o direito constitucional fundamental de seus trabalhadores a um meio ambiente laboral hígido". A proibição inclui também queima de plantações em terras de terceiros. O descumprimento vai acarretar em multa diária de R$ 100 mil. Enquanto durar o embargo, a empresa terá que garantir os empregos e as remunerações dos cortadores.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.