Topo

Leonardo Sakamoto

Teste seus conhecimentos sobre o Brasil

Leonardo Sakamoto

25/02/2011 17h43

Para viver em um mundo confuso como o nosso é preciso estar sempre atento. Não pisque, não soluce, não tropece. Caso contrário, você corre o risco de ficar chupando o dedo e ver o bonde passar. Espirrou? Perdeu… A política brasileira não foi feita para principiantes, não é lugar de "Hã, como é que é?", "Putz, sério mesmo?" ou "Ah, vá!"

Este blog, no intuito de testar os seus conhecimentos e colaborar com a construção de uma sociedade da informação, mais preparada para mudanças bruscas, humildemente organizou um pequeno teste.

Encontre, abaixo, a informação que não condiz com a realidade:

a) Kátia Abreu vota com o governo. Rumores apontam a possibilidade da ida da presidente da CNA para um partido da base dilmista
b) Paulo Paim defende aumento do salário mínimo proposto pelo governo federal, que não cobre direito nem a inflação
c) Senador Suplicy fala em renda mínima cidadã como solução para crise no Catar
d) Aldo Rebelo torna-se mito para a bancada ruralista, defendendo, de forma incansável, a flexibilização do Código Florestal
e) Kassab estuda ir para um partido que já abriga o socialista Paulo Skaf
f) DEM fica ao lado de centrais sindicais e defende a valorização do mínimo contra o PT

Quem escolheu a opção "c", parabéns, acertou. O Catar não está em crise como seus vizinhos. Mas, se estivesse, certamente o senador já teria feito a proposta.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.