Blog do Sakamoto

Nova “lista suja” do trabalho escravo possui 251 empregadores

Leonardo Sakamoto

A ''lista suja'' do trabalho escravo, como ficou conhecido o cadastro de exploradores de mão de obra em condições desumanas, jamais teve tantos nomes. Com a atualização semestral desta quinta-feira (28), a soma total de empregadores alcançou a marca de 251 nomes. Para acessar a lista, clique aqui.

A “lista suja” tem sido um dos principais instrumentos no combate a esse crime, através da pressão da opinião pública e da repressão econômica. Após a inclusão do nome do infrator, instituições federais, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banco da Amazônia, o Banco do Nordeste e o BNDES suspendem a contratação de financiamentos e o acesso ao crédito. Bancos privados também estão proibidos de conceder crédito rural aos relacionados na lista. Quem é nela inserido também é submetido a restrições comerciais e outros tipo de bloqueio de negócios por parte das empresas signatárias do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.

O nome de uma pessoa física ou jurídica é incluído na relação depois de concluído o processo administrativo referente à fiscalização dos auditores do governo federal e lá permanece por, pelo menos, dois anos. Durante esse período, o empregador deve garantir que regularizou os problemas e quitou suas pendências com o governo e os trabalhadores. Caso contrário, permanece na lista.

A reportagem abaixo é de Maurício Hashizume, da Repórter Brasil:

Foram incluídos 48 nomes na relação mantida pelo governo federal. Outros cinco foram excluídos. A ''lista suja'' é mantida pela Portaria Interministerial 2/2011, assinada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

A quantidade expressiva de inserções é um reflexo da conclusão do grande volume de processos administrativos iniciados nos últimos anos. O MTE instaura esses procedimentos a partir das situações análogas à escravidão encontradas pelo grupo móvel de fiscalização e pela atuação das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs).

Só entre 2007 e 2009, houve cerca de 4,9 mil libertações por ano. Nesse mesmo período, a média anual de operações registradas ultrapassou 140; mais de 280 estabelecimentos foram inspecionados, em média, a cada 12 meses.

A divisão por Estados dos 48 empregadores incluídos: Goiás (8), Mato Grosso e Paraná (7), Minas Gerais (6), Santa Catariba (5), Tocantins (4), Pará (3), Piauí (2), Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo (1).

Na comparação entre regiões do país, os ingressantes do Centro-Oeste formam a maioria, com 16 empregadores. Em seguida, aparecem os incluídos do Sul (13). Sudeste (oito) e Norte (oito) empatam na terceira posição. O Nordeste teve o menor número de inseridos: apenas três.

A divisão por Estados coloca o Goiás na primeira colocação, com oito inclusões (tabela ao lado). O segundo posto é compartilhado entre Mato Grosso e Paraná, ambos com sete. Santa Catarina vem em quarto, com cinco. Na sequência, estão Tocantins, com quatro; seguido pelo Pará , com três; e pelo Piauí, com dois. Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um único agregado à lista.

Dois dos ingressantes, aliás, são mandatários municipais: José Rolim Filho (PV), mais conhecido como Zito Rolim, é prefeito eleito de Codó (MA); e Vicente Pereira De Souza Neto (PR) está à frente da Prefeitura de Toledo (MG).

Há ainda flagrantes em: escavações para expansão da rede de telefonia celular no Espírito Santo; atividades de preparação de terreno para a pecuária extensiva no Tocantins e também no Pará; canteiros de obras da construção civil no Norte do Mato Grosso; áreas de cultivo de morangos em Minas Gerais.

Vários inseridos são citados em matéria sobre operação que encontrou trabalho escravo na produçção de carvão vegetal em condições extremamente precárias em propriedades situadas no município de Jussara (GO).

Amplo material diz respeito a ações realizadas no Sul, em atividades distintas e características como a colheita de batatas, a coleta de erva-mate e a extração madeireira – seja no corte de pinus, com dois casos de Doutor Ulysses (PR), ou no reflorestamento em Irati (PR). Uma empresa que produz embalagens para a indústria alimentícia (Maxiplast) é outra das novas empresas com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na ''lista suja''.

  1. Neiva

    09/08/2011 21:13:13

    Vou ficar devendo uma resposta denovo...Tu acaba de me irritar com aquela resposta da crise.Nossa! aquela foi sua pior resposta.Rolou até uma lágrima..fala sério..Abraço..

  2. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    08/08/2011 21:47:09

    Neiva, teve um parágrafo que eu me pulei.."Devia ter um limite", pois esse limite existe, só pode ser desmatado 20% da área de uma propriedade na amazônia..Esse é o limite, um ótimo(Exagerado) limite a meu ver..Abraço.

  3. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    08/08/2011 19:35:26

    Obrigado Neiva, por toda luz, e por ser o Sonrisal das minhas entranhas... kkk.Eu acho que tudo começou errado, quando Pedro Álvares Cabral chegou aqui, ele deveria ter dito: “Vamos embora, virem as caravelas, tem índios morando aqui, vamos deixá-las em paz”.. kkk.. Mas Pero Vaz de Caminha, como bom marqueteiro, disse: “Em se plantando tudo dá”, falou em plantar, aí o AGRO veio pra cá.. kkk.. No meu pensar, a degradação cultural começou aí, índio que entra em contato com a “civilização”, não volta a caçar de arco e flecha(Uns morrem de gripe, outros se adaptam, ou não)..Não é bem culpa ou sensibilidade dos agricultores, eles viram aquele povo, com tanta área(Muito além do que necessitam), com tantos recursos naturais, com toda essa dádiva da natureza na mão e em tamanha quantidade, porém não sabiam o que fazer com ela. Apesar disso tudo, eles viviam em paupérrimas condições, com uma alimentação limitada, uma condição de vida péssima.É só ver as situação dos índios de Roraima, saíram os agricultores, entraram os lixões, as periferias, que bom né!? Se lá, fosse feito como no Parecis, a vida dos índios seria bem diferente, ou não!??E como não poderia deixar de ser, eu sei, eu vivi, eu conheço, morei em Campo Novo do Parecis, esse índios viviam de pedágios que faziam nas estradas, e vivam muito mal.Não é trabalho em si, é PARCERIA, o lucro é DIVIDIDO, muito embora o agricultor pague os insumos, os tratores, os salários dos índios, a colheita, eles ainda DIVIDEM OS LUCROS..(Pela reportagem uma bagatela de R$ 1,4 milhão).. “HOMEM BRANCO É TÃÃO BONZIINHO.. NÉ!!??”Pelo que disse a reportagem eles não deixaram suas crenças, nem seus rituais, hoje os fazem melhor.Por serem humanos como eu e você, se quiserem, devem ou deveriam viver como nós, com uma alimentação completa, uma vida plena... Mas tem gente que acha que índio bom, é aquele caricato, pintado pra guerra, com arco e flecha na mão.. E como tal deveria viver.É tem muita ONG picareta mesmo.Pra que desmatar, se já temos terras demais?? Eu também acho, mas essas terras sub-aproveitadas, estão em regiões caras, então é mais fácil ir pra uma fronteira e desmatar, dentro da Lei, é claro.Por você e pelos agricultores americanos, a Amazônia estaria intocada(Não pra eles), não só a Amazônia, o cerrado, e etc.. Pra eles, um concorrente a menos..“Salários”, post Cansei de ser Agro, deixei umas questões lá pra você responder.E não esqueça: “HOMEM BRANCO É TÃÃO BONZIIINHO.. NÉ!!??”Abraço.

  4. Neiva

    07/08/2011 20:23:37

    Olá senhor motosserra!!!Voltei! pra te iluminar e dar um jeito nessas tuas entranhas corroídas..Vamo lá:Li a reportagem.É, realmente, a degradação das culturas desses povos é lamentável.Acho que entendi : depois de desmatar o meio onde eles obtinham o alimento, ficar com boa parte da água ou de outros recursos necessários para subsistência, os produtores de soja se sentem intensamente culpados e sencibilizados com a situação e decidem então, generosamente, oferecerem um trabalho para que eles possam sobreviver.E que trabalho! os indíos, deixam de lado suas crenças e costumes e se incerem no mundo neoliberalista e em um país onde quem manda é o grande produtor e o empresariado.Olha Motosserra, essa questão dos índios é muito, mas muito complexa.Ainda existem tribos ''intocadas'' mas são a minoria.Índios são tão humanos quanto eu e vc, eles tem capacidade de fazer tudo o que fazemos sejam coisas boas ou ruins, tudo é uma questão de adaptação e sobrevivência.A Amazônia tá cheia daquelas ONGs estranjeiras, só dá desvio de verbas, têm índio desmatando e plantando soja adoidado.Admita, eles são meros peões em um jogo ONGs versus Latifundiários.Eles simplsmente não têm voz!Mas o que eles querem afinal?O que é melhor pra eles? niguém sabe, niguém quer saber! é um empurrando pra floresta e outro empurrando pro trabalho escravo ou mau remunerado.Vc, eu, todo mundo, têm que se aprofundar nessa questão.Pra quê desmatar? Pra quê invadir? O Brasil é imenso! já temos toda terra que precisamos, tecnicas e tecnologia também.Muito espaço é desaproveitado.Têm lugar de sobra, e vc sabe.Não precisamos derrubar nenhuma árvore sequer.Por mim, toda Amozonia deveria ser evacuada, pessoas aqui (incluindo índios que perderam contato com sua cultura) e floresta ali (inclui índios que tenham suas tribos ''intocadas'').Deveria haver um limite.Desculpe, mas não vou ler o comentário que vc pediu agora.Relaxa, não vou esperar minhas próximas férias também não.Talvez eu te responda ainda hoje, mas agora não.O que vc queria que eu respondesse além disso mesmo?Que salários são esses que vc tanto fala?Abraço, até mais tarde!

  5. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    07/08/2011 16:49:22

    HIHIHI...Infelizmente pra você, isso que você chama de Santa Enrolação, são os dados, as estatisticas, as informações, a verdade verdadeira..Queria um comentário seu sobre o vídeo..!! Manda aí.. Que que você achou.!!www.youtube.com/watch?v=4vCeoPLLUn8kkkk..Seus argumentos não se confirmam se confrontados com os dados, com a verdade..Só lamento pra você..Abraço..

  6. Jose Mario HRP

    06/08/2011 21:33:35

    Santa enrolação mais é!

  7. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    06/08/2011 12:44:26

    hihihi..Santa Ignorância.Pois é, o PROER foram 15 bilhões no geral; este ano, e somente este ano, já pagamos 84 bilhões de juros aos banqueiros(Plinio de Arruda, chama de Bolsa Banqueiro), em sete meses 84 bilhões, tá bom pra você..??? O LULA era o inimigo nº 1 dos banqueiros, será porque tá tão amigo agora.. Até palestra pra o Santander tem feito!! Mas, pagamos a dívida externa né!? kkkÉ verdade, do Bolsa Família, eu deixo o Suplicy, ficar com 25% do crédito, mas você viu o vídeo.?? Quem foi que deu a idéia da UNIFICAÇÃO, quem hein?? Quem?? Diz aí?? O que seria do PT sem as idéias e as pessoas do PSDB?? kkk.Pois é, você tem um serviço péssimo de telefonia, porque a Telefônica tem que pagar bem ao LULA, pra dar as palestras dele; você tem esse serviço péssimo, mas é pra manter o LULINHA rico..!!! E você ainda aplaude.. Parabéns pra você.. Lembre-se era pior.. kkkk.. Eu acho que a Telefônica, é bem mais atualizada tecnologicamente que a antiga Telebras.. Que nem condição de expansão ela tinha(Responda as perguntas que te fiz e você vai ver)..Lesivo ao povo é a ANATEL estar entregando os prédios da TELEBRAS às teles, eles não foram vendidos, e agora estão sendo doados.. kkk..Talvez, eu disse talvez, haja uma leve relação do Mensalão com o Eduardo Azeredo(Tá errado, eu discordo).. Mas os ALOPRADOS, e os outros são exclusividade do PT, não vem não.. Dossiês fajutos, contra inimigos e amigos isso é coisa típica do PT, assim como dólar na cueca é ministro milionário..Comprou deputados foi..?? Tá aí, é a governabilidade (Tá errado, discordo).. Se comprou, foi uma vez só; R$ 200.000,00 no LULA era mensal..Eu defendo o FHC sim, no que ele fez de bom..O que eu gostaria que você se lembrasse, é que o LULA veio pra mudar isso, PORÉM FEZ MAIS E FEZ PIOR.. Não digo que o FHC foi santo, mas o LULA e o PT se diziam santos, e tá aí o resultado.. Tudo de bom no governo do LULA, foi cópia de FHC, ou dependeu estritamente das bases deixadas por ele..E você não respondeu minhas perguntas, sobre a VALE e as TELES.? Responda-as sinceramente e verás, que as privatizações foram um bem para o Brasil.Abraço.*Ahhh, não estou de brincadeira não, é tudo verdade, não vê quem não quer.*

  8. Jose Mario HRP

    06/08/2011 09:30:06

    PROER?AH! 15 bilhões de dollares para os banqueiros falidos?KKKKKKKKKKKKKKKK...............Renda minima?Eduardo Matarazzo SuplicY!Teles?Em Sampa temos a telefonica , a única e má prestadora de serviços e desatualizada tecnologicamente!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK..........Aloprados , mensalões e outros/?????Azeredo fundou o mensalão, e FHC comprou a 200 mil dollares cacada voto a favor da reeleição!Fala sério!Tá de brinaceira!???????????

  9. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    04/08/2011 22:30:30

    hihihi..Eita Neiva, mas não me faça esperar até no ano que vem, nas suas próximas férias, acho que não poderei aguentar sem seus preciosos conhecimentos.. Sem sua luz, pra me abrir os horizontes.. Para me tirar toda desinformação que corrói as entranhas.. kkk.Mas, não deixe de ler a reportagem que passei da ONG do Sakamoto.. Nem os comentários que fiz ao Srº Jose Mario HRP, talvez lhe ilumine também..Você sabe, todas as minhas obsessões, são obsessões baseadas em dados, fatos, informações, veracidade, não em ideologias, conjecturas, falácias, ou qualquer outra "teoria" progressista.Abração.

  10. Neiva

    04/08/2011 19:24:51

    i i i h, seu Motosserra não vai dá pra fazer isso tudo nãuuumm!Já te disse, minhas férias acabaram! comentei porque não resisti, me parte o coração te ver desinformado assim...e agora, preso a uma nova obsessão.Bem, não vai dar pra matar a saudade agora não, infelizmente, o senhor vai ter que ficar aí perd i i i do sem mim...Tadinho, ninguem para colocar a luz e tira-lo da ignorancia...Mas quem sabe no domingo? talvez eu tenha um tempo para ser solidára e me intrometer um pouco mais.Até..

  11. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    04/08/2011 18:32:16

    Não não não Neiva.Não é só o PT não, tem também o PR, o PC do B(Só salva o Aldo Rebelo), o PMDB, etc..Falo assim, porque o PT era o suprasumo da moralidade, veio para acabar com os males do mundo, e acabou sendo, DOS MALES O PIOR. kkkJá que você se intrometeu, manda aí um link, alguma coisa que tenha alguém do PSDB, ou do DEM, respondendo por seqüestro ou assassinato.Falando em PT, leia os textos que mandei pra o Jose Mario HRP, e responda as perguntas que fiz pra ele, pois ele, acho desistiu, ou lhe faltou argumentos sólidos.Aproveita me manda as provas, que você ficou devendo, e manda também os argumentos sobre os salários, do outro post do Sakamoto.Abraço.Ahh, a solução pra os índios, não só de Raposa Serra do Sol, mas do Brasil, eu achei lá no site da ONG do Sakamoto, dá uma olhada:www.reporterbrasil.org.br/agrocombustiveis/exibe.php?id=37Ele tinha a resposta o tempo todo e ficava "amarrando".Pena que já expulsaram os arrozeiros.Abração.

  12. Neiva

    04/08/2011 15:13:35

    Oi Ciro, sinto muito que Sakamoto dedique 24h de cada dia de sua vida a uma perceguição obstinada pelo senhor.Mas creio que vc trocou ou confundiu as palavras pois eu não vejo nenhum ponto que vc colocou que faltou ser analisado e argumentado por mim.Já no em sua obcervação sobre meu comentário não notei nenhum dado, argumento ou opinião sua sobre o assunto tratado assima.Se não tem argumentos, é só não escrever nada não precisa ficar me insultando, dizer que sou ignorante, não vai fazer de vc uma pessoa esperta.Abraço.

  13. Neiva

    04/08/2011 15:01:33

    É viciado em direita também?!Agora lá vem vc dizendo que o PT é a fonte de todos os males!Tá aí! mais uma obseção pro senhor colecionar!Abraço.Fui!

  14. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    04/08/2011 14:46:38

    Carla.Boa comparação, inclusive deveríamos ter uma educação nórdica, uma saúde nórdica, uma cultura nórdica, umas estradas nórdicas, uma segurança nórdica, etc.Pois é, na França a agricultura tem o apoio do estado, apoio conhecido pelos agricultores brasileiros como subsídios, exemplo:Um agricultor vende um litro de leite no mercado por 1 EURO, e ganha outros 3 EUROS do governo, que legal, eu também acho que aqui deveria ser assim..Talvez aqui no Brasil um agricultor ganhasse mais, eu/você compramos leite por R$ 2,50 o litro, o agricultor ganha R$ 0,35 por litro, e mais nada.NADA DISSO JUSTIFICA O TRABALHO ESCRAVO, O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO NÃO PRECISA DE TRABALHO ESCRAVO/DEGRADANTE.Abraço.

  15. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    04/08/2011 14:39:38

    Carla.Não sei disso não, se puder me informe(Manda o link da reportagem). Do PT eu sei de uns quantos que estão respondendo processos sobre corrupção, que mata pessoas nas filas dos hospitais, mata pela falta de educação, falta de pesquisa em vários setores.Não a propriedade privada não vale mais que um homem.Mas a propriedade vale o que vale, se é legal deve ser respeitada(É um direito do seu dono), assim como o direito ampla defesa..Abraço.

  16. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    04/08/2011 14:33:09

    Boa tarde Carla."O argumento de que o trabalhador no campo é irresponsável e não trabalha é o mesmo dos tempos coloniais", não me lembro de alguém ter usado esse argumento.É verdade, nínguém tem o salário que merece, nem professores, nem bombeiros, nem médicos, nem os deputados(Tão sempre querem aumentar né..??kkk). Lembrei aqui, que o agronegócio paga muito bem seus funcionários; só não seja ingênua em pensar, que um trabalhador braçal e sem instrução vá ganhar milhões para fazer trabalhos braçais(Nem por isso deve ser explorado, é claro). O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO NÃO PRECISA DE ESCRAVOS, NÃO PRECISA MEEESSMO.Polícia Federal nesses perseguidores de juízes, tá errado. Cana pra eles.É verdade na África é pior, conflito, étnico, político, religioso, etc. Lá tem umas tribos que escravizam as tribos rivais né?? Os submetem a trabalhos forçados, à morte ou a mutilação."Felizmente" somos melhor que a África, temos só 0,0325% das grandes fazendas praticando esse crime hediondo, passível de cadeia, multas, etc. MUITO EMBORA DEVERIA SER "ZERO".Abraço

  17. Daniel Serodio

    04/08/2011 13:13:20

    Quando clico no link pra ver a lista, dá erro de "página não encontrada". Tiraram do ar ou endereço está errado?

  18. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    03/08/2011 08:01:17

    Sakamoto.Gostaria de saber se meus comentários acima, estão bloqueados.??Obrigado..

  19. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    03/08/2011 07:07:26

    Jose Mário.“Todo cooptados por Lula eram aliados de FHC”. kkk. Mas achei que o Lula tinha vindo pra mudar isso, cooptação da direita é ruim, já se é do Lula é boa?? Bom pensamento, mostra seu senso de justiça.Privatizações: me fala. quem é o dono da VALE hoje? Quanto a Vale tinha de lucro líquido no dia da privatização, e quanto rende hoje, só de impostos(Nem vou falar de lucro)?? Quantos empregados tinha e quantos mantêm hoje, próprios e terceirizados? Quantos % do PIB era a participação da Vale, e quanto é hoje?Telefonia: quanto tempo demorava pra instalar um telefone, quanto tempo demora hoje? Quanto custa um telefone hoje, quanto custava antes? Quanto o Lula ganhou da Telefônica pra uma palestra, quanto o Lulinha ganha anualmente das TELES? Quantas leis “republicanas” foram criadas especificamente para uma fusão de TELES?Eu defendo as privatizações, uma a uma, com dados, não com essas bobagens que você disse(Lesivo ao povo, etc).Você come sorgo e soja, em forma de carnes, leite, biscoitos, óleos. 1 hectare de hortaliças, dá renda média de R$ 5.000,00; 1 hectare de soja dá renda (Quando dá) de R$ 300, por isso é extensiva, o ganho é em escala.Goiás tem um dos maiores pólos de hortaliças do Brasil, tomate, milho verde e batata por exemplo, lembra da Arisco, pois é, fica em GO.O povo: Bolsa Família, é a UNIFICAÇÃO da Bolsa Alimentação, Bolsa Escola, Vale Gás, e Renda mínima, criados por FHC, vide: www.dataprev.gov.br/sislex/paginas/45/2003/132.htmE sabe quem foi que deu a idéia da UNIFICAÇÃO, e até do Cartão Magnético? Veja você mesmo: http://www.youtube.com/watch?v=4vCeoPLLUn8Você vai ficar SURPRESO, com tanto conservadorismo e direitismo. kkkDo jeito que você fala, não tem o que comparar mesmo, Lula é tão ruim quanto ao FHC. kkk. Usa os mesmos métodos, e copia seus programas sociais, segue à risca a cartilha econômica. Até seu presidente do Banco Central ele tirou do PSDB, de Goiááááás. kkkO seja, FHC, cria; Lula copia, usufrui e ganha a fama.- FHC criou o PRONAF, ENEM, FUNDEF, o PROER, as BOLSAS, o PLANO REAL, tudo que Lula e PT foram contra.- Lula criou o MENSALÃO, os ALOPRADOS, dólares na cueca, Ministros milhonários, institucionalizou a roubalheira, adulou tudo de ruim que já havia e ainda aumentou(Mas é a governabilidade né!? Quem vive sem ela? Nem FHC).É verdade não tem o que comparar, Lula é muuuito pior mesmo, o que é bom não é dele, o que é dela não é bom.Tá aí, são os dados, não ideologia.Abraço.

  20. carla

    03/08/2011 04:30:51

    em tempo, vê como é a agricultura nos países europeus e/ou nórdicos :na frança, a maior parte da agricultura é familiar com quase total apoio do estado. Nesses locais, os direitos humanos são respeitados e o brasil é um país misto com cidadãos provenientes de todos os locais do mundo e pensamentos diversos e o pensamento europeu, no meu entendimento, se adequa bem melhor.

  21. carla

    03/08/2011 04:24:36

    psdb , dem?puxa, quantos desses nao respondem por sequestro , corrupção e até assassinatos ?acho injusto nao citar isso. Quanto a propriedade privada, ela vale menos quem o homem

  22. carla

    03/08/2011 04:16:17

    Mas qual o problema? O argumento de que o trabalhador no campo é irresponsável e não trabalha é o mesmo dos tempos coloniais. O que todos sabem é que os trabalhadores nunca tem seus salários de acordo com o que merecem, porque os juízes do trabalho desses estados com grandes latifúndios são perseguidos e o governo federal sempre foi devagar. O trinubal internacional de haia é unânime em mostrar os conflitos no campo no brasil e áfrica. No continente africano a realidade é pior pelos conflitos étnicos com as armas , minas e veículos blindados em confrontos com miseráveis dilacerados .

  23. Carlos Baldão

    02/08/2011 14:36:23

    Entendi.Com o terrorismo islâmico, a regra é a exceção.Com o terrorismo cristão, a exceção é a regra.Esse Boff é um delinquente.

  24. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    02/08/2011 12:52:56

    Jose Mario.Esse Collor aí, é amigão do Lula e da Dilma, não votei nele não. Mas você talvez votaria se o Lula pedisse né?É um que o Lula era inimigão, agora virou amigão, mas é a governabilidade né?? Quem vive sem ela!?Tudo pelo poder. kkkAbraço.

  25. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    02/08/2011 12:32:23

    Jose Mário."Todo cooptados por Lula eram aliados de FHC". kkk. Mas achei que o Lula tinha vindo pra mudar isso, cooptação da direita é ruim, já se é do Lula é boa?? Bom pensamento, mostra seu senso de justiça.Privatizações: me fala. quem é o dono da VALE hoje? Quanto a Vale tinha de lucro líquido no dia da privatização, e quanto rende hoje, só de impostos(Nem vou falar de lucro)?? Quantos empregados tinha e quantos mantêm hoje, próprios e terceirizados? Quantos % do PIB era a participação da Vale, e quanto é hoje?Telefonia: quanto tempo demorava pra instalar um telefone, quanto tempo demora hoje? Quanto custa um telefone hoje, quanto custava antes? Quanto o Lula ganhou da Telefônica pra uma palestra, quanto o Lulinha ganha anualmente das TELES? Quantas leis "republicanas" foram criadas especificamente para uma fusão de TELES?Eu defendo as privatizações, uma a uma, com dados, não com essas bobagens que você disse(Lesivo ao povo, etc).Você come sorgo e soja, em forma de carnes, leite, biscoitos, óleos. 1 hectare de hortaliças, dá renda média de R$ 5.000,00; 1 hectare de soja dá renda (Quando dá) de R$ 300, por isso é extensiva, o ganho é em escala.Goiás tem um dos maiores pólos de hortaliças do Brasil, tomate, milho verde e batata por exemplo, lembra da Arisco, pois é, fica em GO.O povo: Bolsa Família, é a UNIFICAÇÃO da Bolsa Alimentação, Bolsa Escola, Vale Gás, e Renda mínima, criados por FHC, vide: www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/45/2003/132.htmE sabe quem foi que deu a idéia da UNIFICAÇÃO, e até do Cartão Magnético? Veja você mesmo: www.youtube.com/watch?v=4vCeoPLLUn8Você vai ficar SURPRESO, com tanto conservadorismo e direitismo. kkkDo jeito que você fala, não tem o que comparar mesmo, Lula é tão ruim quanto ao FHC. kkk. Usa os mesmos métodos, e copia seus programas sociais, segue à risca a cartilha econômica. Até seu presidente do Banco Central ele tirou do PSDB, de Goiááááás. kkkO seja, FHC, cria; Lula copia, usufrui e ganha a fama.- FHC criou o PRONAF, ENEM, FUNDEF, o PROER, as BOLSAS, o PLANO REAL, tudo que Lula e PT foram contra.- Lula criou o MENSALÃO, os ALOPRADOS, dólares na cueca, Ministros milhonários, institucionalizou a roubalheira, adulou tudo de ruim que já havia e ainda aumentou(Mas é a governabilidade né!? Quem vive sem ela? Nem FHC).É verdade não tem o que comparar, Lula é muuuito pior mesmo, o que é bom não é dele, o que é dela não é bom.Tá aí, são os dados, não ideologia.Abraço.

  26. Jose Mario HRP

    02/08/2011 10:23:04

    Esse moto descontinuo deve ter dado voto a essa mala:http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/com+collor+forcas+armadas+mantiveram+espionagem+politica+ate+91/n1597098885700.html

  27. Jose Mario HRP

    02/08/2011 10:21:24

    Todos cooptados pelo Lula eram aliados do FHC!Mensalão?, ainda sem julgamento?Vamos falar de roubalheira?Como as privatizações?,contratos leoninos e lesivos ao povo?FHC!PSDB como o Perillo!Qual governante pode governar sem ter maioria no congresso!?Desvios os há em qualquer governo, mas o que importa são os objetivos a atingir!Com Lula os objetivos são e serão com Dilma o povo!Direito de inclusão social, educação, sem fome, com moradia e emprego(pode ser o capitalismo mesmo, mas sem sugar a seiva da vida das pessoas).A Roubalheira dos tempos FHC lesavam o patrimonio da nação e do povo. 05 milhões ficaram desempregados, tudo dado de graça e sem retorno!Não há o que comparar!Eu não como sorgo, nem soja e claro que em Goias deve-se plantar horti fruti granjeiros, mas o que importa mesmo e dá muuito lucro é as plantações extensivas, certo?Para exportar, que não proporcionam quase empregos e dão altos lucros , ajudando a concentração de renda.Mas deixa quieto:isso muda e Goias mudará, e com o tempo o conservadorismo dará lugar a civilidade e harmonia.

  28. HÉLIO ONDIÁRIA

    02/08/2011 08:57:47

    CARO SAKAMOTO, BOM DIA,FINEZA NOS FORNECDER A LSITA NEGRA DAS INFRATORAS DO TRABALHO ESCRAVO, POIS NÃO ESTOU CONSEGUINDO ACESSÁ-LA, E,PRECISO PARA, TAMBÉM DIVULGÁ-LA.

  29. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    02/08/2011 08:39:16

    Jose Mario HRP.Pois é, sua pergunta, mostra o quanto você é desinformado, não me admira ter dito tanta bobagem sobre meu estado, e sobre os políticos do meu estado.Goiás produz, soja, cana, milho, sorgo, algodão, girassol, batata, tomate, milho verde, pimenta, alho, cebola, cenoura, eucalipto, pinus, pastagens, suínos, frango, bovinos, etc.Você também não deve ter lido meus outros comentários, eu disse: O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO NÃO PRECISA DE TRABALHO ESCRAVO, seja em GO, MA, PA, ES, etc.E eu não disse que o Lula não era aprovado, eu disse e torno a dizer, ele pode ser aprovado por 99,99%, e eu vou continuar achando o Marconi Perillo, o Demostenes Torres e o FHC é melhor que ele, muuuuuito melhor.. E a última eleição provou que esses 88% não se confirmam nas urnas, só no gogó do IBOPE, VOXPOPULI, e algumas empresas de pesquisa.E só lembrar quem tem amigo Mensaleiro, amigo aloprado, amigo que leva dólar na cueca, amigo no Dnit, amigo consultor milhonário, apoia assassino de italianos, etc.. E ainda os defende e aprova.Mas como tem pessoas como você pra aplaudir e votar nele, vou fazer o que.. É da democracia, eu aceito, e respeito, todavia não concordo. Aceitar e respeitar é uma coisa que o Srº deveria começar a fazer, eu aceito seu voto no Lula, no Maluf, no Suplicy, no Valdemar da Costa Neto, no Mercadante, porque você não aceita o voto daquela "gente humilde e sábia" que mora em Goiás?? Porque não aceita??Abraço..

  30. Jose Mario HRP

    02/08/2011 08:14:02

    Goias planta o que?, soja e cana? Não como nem um nem outro!Aliás aqui em sampa plantamos de tudo e não precisamos de trabalho escravo, sendo o estado com o numero menor dessas ocorrencias. Já Goias e outros........Quanto ao Lula, seus 88% de aprovação em 12/2010 mostra mesmo quem ele é e quem são os que votam no tal Perillo......

  31. verme

    01/08/2011 23:15:05

    HRP,Dados bem legais.Valeu.

  32. Edna

    01/08/2011 21:33:46

    O Lopes é um amor de pessoa!

  33. Edna

    01/08/2011 18:57:48

    Maria já é!É Nóis! Hahaha!

  34. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    01/08/2011 16:31:42

    Boa Elisiana..

  35. Edna

    01/08/2011 14:32:39

    Maria,Tointo, hahaha!

  36. Edna

    01/08/2011 14:31:30

    Hahahaha! Se f*.Teve vencedor e o prêmio será entregue...Ae, Sakamoto!

  37. Elisiana

    01/08/2011 14:21:08

    Fernando Pessoa, digo, Luiz Alberto, (rs brincadeira). Fiquei chateada sim. Mas apesar dos pesares, Goiás é mais! Muito mais que latifúndio e políticos mercenários.É terra de beleza impar e de gente guerreira, terra também de José Mendonça Teles, de Cora Coralina, como você bem disse, e de tantos outros...AliásNão sei… Se a vida é curtaOu longa demais pra nós,Mas sei que nada do que vivemosTem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.Muitas vezes basta ser:Colo que acolhe,Braço que envolve,Palavra que conforta,Silêncio que respeita,Alegria que contagia,Lágrima que corre,Olhar que acaricia,Desejo que sacia,Amor que promove.E isso não é coisa de outro mundo,É o que dá sentido à vida.É o que faz com que elaNão seja nem curta,Nem longa demais,Mas que seja intensa,Verdadeira, pura… Enquanto durar.Cora Coralina.Um abraço afetuoso, querido Luiz Alberto. : )

  38. Edna

    01/08/2011 13:20:31

    Amados Luiz Alberto e Verme,Quando escrevi o poeminha, tinha em mente minha infância, depois de escrito ficou meio Saphadinho mesmo. São nossas cabeças de adúlt(eros).De mais a mais, nosso amor, meu e do Luiz, é pedagógico.No entando pode, sim, descambar para o erótico, lógico.Promíscuos? Se posso ter beijunda e sapinho... Pra que abraços e paz?!E não é SaPhadeza é SaKanagem...Beijão Lu...(Olha tenho que trabalhar!!! Mas pra sempre vou te amar!!!)

  39. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    01/08/2011 12:55:48

    Como sempre...Boa Ju.....

  40. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    01/08/2011 12:52:14

    Pois é Jose Mario HRP."Compare, mistifique, denigra e depois diga que é tudo farinha do mesmo saco", quem fez isso desde o ínicio de nosso diálogo foi você e o jota campo grande ms, principalmente a parte do denegrir(Isso vocês fazem com extrema destreza)..Não não não, eu não reduzi o Lula a essa camarilha, o Lula está muito, mas muuuuito abaixo.. Pra ele chegar ao nível de Marconi Perillo por exemplo, ele vai ter que melhorar muito, pra dizer a verdade, vai ter que nascer novamente..Quando alguém tem seu direito a ampla defesa extirpado, é sim, enfraquecimento da democracia..Essa malta quer legalidade, direito a propriedade, direito a ampla defesa, e outras coisas que você provavelmente vai chamar de "conservadorismo retrógrado do século XIX".Bom almoço pra você também...E não se esqueça de agradecer a comidinha da mesa.. (Não não agradeça ao gerente do supermercado, agradeça a um agricultor).. kkk

  41. Luiz Alberto

    01/08/2011 12:44:59

    Se o rpesente fosse obras de Artur Schopenhauer teria caprichado.

  42. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    01/08/2011 12:41:40

    Não não não...Eu naõ defendi o Sandro Mabel, o Jose Mario HRP, chamou o povo de Goiás de "gente humilde e sábia", porém não aceita que o voto deles seja usado para eleger de Demóstenes à Sandro Mabel.. Eu só estava explicitando isso a ele.O Demóstenes eu defendo com prazer, é um dos melhores senadores da República, legalista a não mais poder, coerente, sensato, incisivo e contundente... Alías, o trio de senadores de Goiás, são meu orgulho também..Abraço..

  43. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    01/08/2011 12:32:26

    Não não não..Dessa turma aí, eu só defendo o Marconi(Marconi Perillo)..Aí no MS eu defendo a Marisa Serrano... kkk...Abraço...

  44. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    01/08/2011 12:27:58

    Argumente Jose Mário..Conversa fiada, eu considero o que você fala, porém contesto com dados..Abraço..

  45. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    01/08/2011 12:25:07

    Dá licença jota campo grande ms.Eu defendo o que eu quiser, o que me der na telha, defendo o latifúndio, o minifúndio e o "médiofúndio", é um direito meu...Mas pra você, só não são ignorantes os que defendem as idéias que você compartilha, eu chamo isso de autoritarismo, pensamento antidemocrático..Defendo sim, com argumentos, dados, fatos; sejam eles teóricos, práticos ou ideológicos..Já você, pelo que vi aqui, só ataca, insulta, chinga e menospreza.. Mas também é um direito seu..E pretendo continuar defendendo, pois por enquanto estamos em uma democracia..Se você quiser continuar com seus insultos, fique a vontade.. A mim não me atingem, nem na honra nem nas convicções..Abraço..

  46. Jose Mario HRP

    01/08/2011 12:14:42

    Reducionismo seletivo e conveniente!Reduzir Lula a essa camarilha funciona como argumentação?Não é só uma cortina de fumaça para que não se compare governos, atitudes, pensamento e idéias.Compare, mistifique, denigra e depois diga que é tudo farinha do mesmo saco, e portanto reduza a possibilidade de escolha ao falso moralismno do novo(sic?) ?Que novo cara pálida?Bom, mas defensores de não fiscalização, reducionista e mais outros blá blá blás só minam a democracia.É o que essa malta quer!è mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha do que um psdbista ou um ruralista chegar no plano superior!KKKKKKKKKKKKKKTchau e bom almoço a todos!

  47. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    01/08/2011 12:13:48

    Dela eu me orgulho também..Viva Cora Coralina..

  48. FDA

    01/08/2011 12:08:33

    Cara Maria,Prefiro ser tonto que Maria vai com as outras...E vc vai com quem eh?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  49. Jose Mario HRP

    01/08/2011 12:08:31

    Conversa fiada!Moço que papel patético!

  50. MOTO_SERRA_DE_PRATA(AGROCIDADÃO)

    01/08/2011 12:06:55

    Pois é.. Jose Mário.São meus representantes sim... Meu orgulho..Eu também votaria contra, sabe o motivo??A legislação é subjetiva ao que seja trabalho escravo. Pode ser considerado trabalho escravo, "cerceia o uso de qualquer meio de transporte por parte do trabalhador, com o fim de retê-lo no local de trabalho"(E é), mas pode ser o fato de haver no alojamento uma cama com 1,79 m de comprimento(Não é).Outra coisa, um fiscal tem poder de juiz, um agricultor é sumariamente colocado na lista, pela simples autuação; assim ele perde direitos(Financiamentos por exemplo), sem um julgamento justo.Então, aprovada da maneira que está, a PEC 438, é inconstitucional, precoceituosa, injusta e cerceia o direito à ampla defesa... Da forma que está, até eu teria votado contra..Quanto aos "funcionários" da Pagrisa, lamentavelmente devem estar fumando crack na periferia de uma grande cidade hoje..Já a Pagrisa comprou colhetadeiras automotrizes, e dispensou o resto do pessoal...Pode parecer trágico pra você, pra mim não é... É a verdade, acontece em várias partes do Brasil.. Fazer o que??A Rita Turfe por exemplo deve estar muito ocupada cuidando de cavalos pra fazer alguma coisa.. kkkAbraço..

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso