Blog do Sakamoto

Governo insere 52 nomes na “lista suja” do trabalho escravo

Leonardo Sakamoto

Atualizada nesta sexta (30), o cadastro de empregadores flagrados com mão-de-obra análoga à de escravo cresceu com a entrada de 52 novos registros, chegando ao número recorde de 294 nomes. Entre os que entraram na ''lista suja'' estão grupos sucroalcooleiros, madeireiras, empresários e até uma empreiteira envolvida na construção da usina hidrelétrica de Jirau. A relação inclui também médicos, políticos, famílias poderosas e casos de exploração de trabalho infantil e de trabalho escravo urbano. Para ver a lista atualizada, clique aqui.

A “lista suja” tem sido um dos principais instrumentos no combate a esse crime, através da pressão da opinião pública e da repressão econômica. Após a inclusão do nome do infrator, instituições federais, como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banco da Amazônia, o Banco do Nordeste e o BNDES suspendem a contratação de financiamentos e o acesso ao crédito. Bancos privados também estão proibidos de conceder crédito rural aos relacionados na lista por determinação do Conselho Monetário Nacional. Quem é nela inserido também é submetido a restrições comerciais e outros tipo de bloqueio de negócios por parte das empresas signatárias do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo – que representam mais de 25% do PIB brasileiro.

O nome de uma pessoa física ou jurídica é incluído na relação depois de concluído o processo administrativo referente à fiscalização dos auditores do governo federal e lá permanece por, pelo menos, dois anos. Durante esse período, o empregador deve garantir que regularizou os problemas e quitou suas pendências com o governo e os trabalhadores. Caso contrário, permanece na lista.

Abaixo, trechos da apuração de Bianca Pyl, Daniel Santini e Maurício Hashizume, da Repórter Brasil, que monitora o cadastro desde sua criação em novembro de 2003:

Entre os novos registros, há casos como o de Lidenor de Freitas Façanha Júnior, cujos trabalhadores, segundo os auditores fiscais do trabalho envolvidos nas operações de libertação, bebiam água infestada com rãs, e o do fazendeiro Wilson Zemann, que explorava crianças e adolescentes no cultivo de fumo. Entre os estados com mais inclusões nesta atualização estão Pará (9 novos nomes), Mato Grosso e Minais Gerais (8 cada). A incidência do problema no chamado Arco do Desmatamento demonstra que a utilização de trabalho escravo na derrubada da mata para a expansão de empreendimentos agropecuários segue presente.

Nesta atualização, apenas dois nomes foram retirados do cadastro (Dirceu Bottega e Francisco Antélius Sérvulo Vaz), o que pesou para que a relação chegasse a quase 300 registros.

Escravos da cana – Entre os destaques da atualização estão libertações que chamam a atenção pelo grande número de escravos resgatados em plantações de cana-de-açúcar. Só na Usina Santa Clotilde S/A, uma das principais de Alagoas, foram flagrados 401 trabalhadores em situação degradante em 2008. Também entra nesta atualização a Usina Paineiras, que utilizou 81 escravos em Itabapoana (RJ) em 2009. Um ano após o flagrante que resultou nesta inclusão, a empresa comprou a produção da Erbas Agropecuária, onde foram flagrados 95 trabalhadores escravizados.
Mesmo com o aumento da preocupação social por parte das usinas, real ou apenas declarado, o setor ainda tem ocorrências de mão-de-obra escrava.

A Miguel Forte Indústria S/A foi flagrada explorando 35 trabalhadores, incluindo três adolescentes, na colheita de erva-mate em Bituruna (PR). A madeireira, que mantinha o grupo em barracões de lona sob comando de ''capatazes'', anuncia na sua página que ''o apoio a projetos sociais que promovem a cidadania e o bem-estar, principalmente entre a população carente, mostra o comprometimento da Miguel Forte com os ideais de uma sociedade mais justa e humana''.

Hidrelétrica de Jirau 
- Não é só na monocultura ou no campo que os flagrantes acontecem. As condições degradantes em projetos bilionários do país têm sido uma constante e, nesta atualização, uma das empreiteiras envolvidas na construção de uma hidrelétrica também entrou na lista. A Construtora BS, contratada pelo consórcio Energia Sustentável do Brasil (Enersus), foi flagrada utilizando 38 escravos na construção da Usina Hidrelétrica de Jirau. Além de enfrentarem problemas relacionados aos alojamentos, segurança no trabalho e saúde, os empregados ainda eram submetidos a escravidão por dívida, por vezes em esquemas sofisticados que envolvem até a cobrança por meio de boletos bancários, conforme denunciado, na época, pela Repórter Brasil.

Mesmo após o flagrante, as condições de trabalho não melhoraram, segundo denúncias recentes. Em abril deste ano, um grupo de 20 trabalhadores procurou o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Rondônia (Sticcero) alegando que a BS não havia pago o aviso prévio e eles estavam dormindo no galpão da Construtora, sem ter como voltar para casa. Uma liminar chegou a bloquear os bens da empresa em 2011.

O isolamento, aliás, continua sendo utilizado como ferramenta para escravizar pessoas. Nesta atualização da lista, foi incluído Ernoel Rodrigues Junior, cujos trabalhadores estavam em um local de tão difícil acesso que foi necessário um helicóptero para o resgate dos trabalhadores. 

Entre os libertados estavam dois adolescentes de 15 e 17 anos e uma de 16 anos. Para chegar no local em que o grupo estava, foi necessário percorrer a partir de São Félix do Xingu (PA) por 14 horas um caminho que contava com uma ponte de madeira submersa, balsa e estradas de terra em condições tão ruins que foi necessário o uso de tratores para desatolar alguns dos veículos. De acordo com os relatos colhidos pela fiscalização, todos tinham medo de reclamar porque o fazendeiro e o segurança da propriedade andavam armados. Para que conseguisse fazer a denúncia, um trabalhador explorado conseguiu fugir e teve de caminhar durante seis dias pela mata e por estradas de terra.

Outro destaque na atualização da ''lista suja'' neste ano é a inclusão de Fernando Jorge Peralta pela exploração de escravos na Fazenda Peralta, em Rondolândia (MT). O Grupo Peralta é um conglomerado empresarial poderoso, do qual fazem parte a rede de supermercados Paulistão, a Brasterra Empreendimentos Imobiliários, as concessionárias Estoril Renault/Nissan (em Santos, Guarujá e Praia Grande), os shoppings Litoral Plaza Shopping e Mauá Plaza Shopping (cuja construção, na época, envolveu uma denúncia de propina), a Transportadora Peralta (Transper) e a PRO-PER Publicidade e Propaganda, só para citar os principais ramos de atividade do grupo. O flagrante que levou Fernando Jorge à ''lista suja'' aconteceu em 2010 e envolveu a libertação de 11 trabalhadores de sua fazenda.

Luiz Carlos Brioschi e Osmar Brioschi, que também entram na lista nesta atualização, foram flagrados se aproveitando de 39 trabalhadores na colheita do café em Marechal Floriano (ES). Eles mantinham os empregados em regime de escravidão por dívidas e em condições extremamente precárias de trabalho e vida. Dois dias após a libertação ter sido divulgada, Osmar Brioschi esteve entre os homenageados com placas e diplomas na Assembleia Legislativa do Espírito Santo pelo ''trabalho realizado em favor do campo capixaba'', por iniciativa do deputado Atayde Armani (DEM-ES).

Devastação ambiental – Outro aspecto reforçado pela atualização da lista é o elo entre escravidão e devastação ambiental. O uso de escravos em grandes projetos de desmatamento e em áreas com conflitos agrícolas é bastante comum. Desta vez, foi incluído na relação Tarcio Juliano de Souza, apontado como responsável pela destruição de milhares de hectares de floresta amazônica nos últimos anos. Ele é considerado pela Polícia Federal responsável por montar um esquema para desmatar cerca de 5 mil hectares de floresta nativa na região de Lábrea (AM), onde mantém a Fazenda Alto da Serra. Chegou a ser preso em Rio Branco (AC) pelos crimes de redução de pessoas a condições análogas à escravidão, aliciamento de trabalhadores e destruição de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e foi denunciado por tentar comprar um fiscal. Na época, o superintendente regional do trabalho Dermilson Chagas declarou que Tárcio estava à frente de um ''consórcio de fazendeiros'' do Acre formado para transformar grandes áreas de Lábrea (AM) em pastos, com a utilização criminosa de escravos para o desmate, para criar gado bovino.

Políticos e doutores – Um ex-prefeito, um ex-secretário municipal do Meio Ambiente e dois médicos estão entre os que entraram na relação nesta atualização. O ex-prefeito Edmar Koller Heller foi flagrado em 2010 explorando mão-de-obra escrava em um garimpo na Fazenda Beira Rio, que fica em Novo Mundo (MT), a 800 km da capital mato-grossense Cuiabá (MT), próximo à divisa com o Pará. Edmar foi prefeito de Peixoto de Azevedo (MT) em 2000, pelo extinto PFL (hoje DEM). Teve seu mandato cassado após ser acusado de desvio de recursos públicos, contratação de pessoal especializado sem licitação e contratação ilegal de veículos automotores de auxiliares de confiança.

Em 2007, ele se envolveu em outro escândalo político e chegou a ser preso. Como secretário de Administração da prefeita Cleuseli Missassi Heller, sua esposa, ele foi considerado responsável por improbidade administrativa, configurada pelo favorecimento de uma única empresa em processos licitatórios do município. Em 2009, a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação.

Outro político que passa a fazer parte da lista é Evanildo Nascimento Souza, flagrado com escravos quando ainda era secretário de Meio Ambiente de Goianésia do Pará (PA). O homem que deveria zelar pela natureza foi flagrado explorando trabalhadores justamente no corte e queima de madeira para produção de carvão. De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), foram encontrados na Fazenda RDM (onde se localiza a Carvoaria da Mata), em julho de 2009, nove trabalhadores laborando em condições degradantes no corte de madeira, transporte, empilhamento, enchimento dos fornos, vedação do forno com barro e carbonização. Os trabalhadores não possuíam equipamentos de proteção individual (EPIs) e estavam alojados em um barraco em péssimas condições, sujo com detritos, restos de maquinário e peças de veículos, armazenamento de combustível, sem separação para homens e mulheres, nem ventilação e iluminação.

Os médicos incluídos na relação são José Palmiro Da Silva Filho, CRM 830, flagrado com cinco escravos na Fazenda São Clemente, em Cáceres (MT), e Ovídio Octávio Pamplona Lobato, CRM 3236, flagrado com 30 escravos na Fazenda Tartarugas, em Soure (PA).

Para ver a lista atualizada, clique aqui.

  1. Mariano

    16/02/2012 14:33:16

    Olá Sakamoto, gostaria de saber quem é o responsável por fiscalizar obras para saber da situação dos trabalhadores. Desconfio seriamente que isto esteja ocorrendo na minha cidade, Jundiaí.Muitos empregadores vão buscar trabalhadores da construção civil no nordeste e eles ficam em alojamentos precários, e ocorrem algumas situações suspeitas.

  2. Christiano

    16/02/2012 11:48:32

    Prezado Sakamoto, não sei se essa informação chegou até o Sr., mas aqui no Estado do Rio de Janeiro, o sujeito que foi presidente da assembléia legislativa por uma década, o Sr. Jorge Picciani, já foi denunciado por ter uma fazenda no interior do estado de onde foram resgatados muitos trabalhadores em regime de escravidão. Um verdadeiro absurdo. Esse mesmo criminoso, concorreu ao cargo de senador nas últimas eleições. Saiu derrotado - graças a Deus! - mas seu filho é deputado federal...abraços e parabéns pelo trabalho que faz aqui no seu blogChristiano

  3. Governo insere 52 nomes na “lista suja” do trabalho escravo « Círculo Palmarino

    06/01/2012 13:21:07

    [...] nomes na “lista suja” do trabalho escravoBy maykon,on janeiro 6th,2012Por Leonardo SakamotoDo Blog do SakamotoAtualizada nesta sexta (30),o cadastro de empregadores flagrados com mão-de-obra análoga à de [...]

  4. George

    03/01/2012 21:34:00

    Poderia até fazer uma analogia de salário mínimo com trabalho escravo, o que ao meu ver é bem mais pertinente a realidade; o que é chato é a falta de capacidade de abordar o problema de forma holística e as soluções. A política consiste no Brasil em você eleger seu governante pelo voto, aí é que nem loteria com sorte, sua cidade ou estado vai para frente... com azar vc já disse tudo. Muita gente vota sem saber pq está votando, outros enganados, fisiologismo, a lista é grande; agora lógico quem rouba deve ir p cadeia. A educação para mim é de primeira, o único lugar público pelo qual passei foi uma das universidades que cursei e no geral achei boa, lá tinha gente de todas as classes sociais, em comum a vontade de estudar e aprender; haviam problemas sim, mas se eu fosse reclamar por cada problema que enfrento, estaria pegando sol na testa. O Big Brother é uma distração, como ler um livro, ir a praça (vc pode gostar ou não, não é obrigado a usufruir)... , o carnaval é uma manifestação cultural, agora a copa do mundo é especial paixão nacional, todo mundo torce pelo Brasil, se vence é so alegria... as obras da copa vão custar dinheiro e muito, se fizerem a população poderá usar, se não fizerem o dinheiro sumirá mesmo...

  5. Ricardo Santa Maria Marins

    03/01/2012 12:51:36

    Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!Olá! Caro José Mario HRP, o fato é o seguinte: Você NÃO entende nada mesmo. E ao contrário, O STF vai dar um corretivo no CNJ e a Presidenta Dilma vai dar um CORRETIVO no COAF. E se bobearem estarão correndo o risco, todos, CNJ e COAF passarem um tempo VENDO O SOL NASCER QUADRADO, literalmente, EM CANA. Volto a insistir: Os problemas apontados como IRREGULARES atingem apenas 2% (dois) por cento do conjunto do JUDICIÁRIO. Significa, não por ser puxa saco e sim por questão matemática, um ATESTADO OFICIAL, embora, ilegal e inconstitucional do CNJ de que o BRASIL: POSSUI O JUDICIÁRIO MAIS HONESTO DO PLANETA. E mais, o que está eventualmente ERRADO com esses 2% (dois) por cento pode e deve ser resolvido dentro da LEI, LEGÍTIMA e, dentro da LEGALIDADE e CONSTITUCIONALIDADE. Jamais, pela SACANAGEM SAFADA de OTÁRIOS que imaginam que FRAGILIZANDO as garantias, individuais, coletivas, difusas e meta-individuais, poderiam dessa maneira mudar alguma coisa ou fazer uma revolução. LEDO ENGANO, induzido por uma IMPRENSA, parcialmente, também, SAFADA. É isso. Aguarde; o corretivo será muito EDUCADOR.OPINIÃO!

  6. JOSE MARIO HRP!

    03/01/2012 08:34:47

    Pode esbravejar e me desferir impropérios , mas no final essa turma vai arrear as calças.Na verdade não sou nem analfabeto nem parvo, mas meu faro reconhece um puxa sacos de patrão e de poderosos, de longe!Uma das maiores vergonhas do TJ paulista vem da época do começo de 201, quando o gov, Alckimin, o "probo", cansado das trutas dos desembargadores, mandou essa na cara deles:"Eu aumento o orçamento deles e ao invés de darem aumento para seus funcionários, eles compram carros novos e trocam a mobilia e a decoração dos gabinetes!Por isso glosei o atual orçamento, pois eles não cumprem suas promessas!"Vergonha das vergonhas!Depois tem essa nova aí, que flagrou o ex presidente do TJ SP(já morto), numa truta de um milhão de reais para ele e outros 16 desembargadores, dinheiro pago como atrasados, com dinheiro de "sobra de caixa?????"Autorização judicial da raposa, para investigar o caso em que ela roubou os ovos do povo?AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!

  7. Michael

    03/01/2012 08:09:15

    Babaca, entra no artigo 149 do Codigo Penal, entra...

  8. Alexandre

    03/01/2012 03:41:08

    É, historinha chatinha mesmo. Só porque trabalhadores (inclusive crianças) são mantidos em cárcere privado, em condições subumanas de higiene, alimentação etc., devendo cada vez mais ao patrão à medida que trabalham, ficam falando em trabalho escravo. Bom, quem não vê nisso escravidão, também não vai encontrá-la no interior da China ou na Coreia do Norte. A história da roubalheira na política também já tá batida, vamos trocar de assunto. A história da educação porca nesse país é sempre a mesma, não vamos mais comentar. Que tal falarmos sobre Big Brother ou Carnaval ou Copa do Mundo (mas só dos jogos, não das obras)?

  9. Ricardo Santa Maria Marins

    03/01/2012 03:34:46

    Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!Olá! Caro José Mario HRP, não é tão simples assim! Quisera fosse! Não há caixa preta no TJSP! Há como em todas as atividades pessoas LEGAIS e ILEGAIS. A questão é: Usaremos a LEI e a CONSTITUIÇÃO, seus princípios como por exemplo: O DIREITO ASSEGURADO AOS BRASILEIROS de que: PARA SEREM INVESTIGADOS precisa ser dentro de: COM ORDEM JUDICIAL ou SEM ORDEM JUDICIAL. Isso faz toda a diferença, decidir se queremos ser investigados COM ou SEM ordem judicial. A aparente simplicidade ou simplismo dessa questão está no fato de que: Se, SEM ORDEM JUDICIAL, elegeremos um ESTADO TOTALITÁRIO. OU, SE, elegermos a OBRIGATORIEDADE de COM ordem judicial, elegermos um ESTADO DEMOCRÁTICO.Pelo pouco que conheço de história prefiro como já é no BRASIL - COM autorização judicial. Até pelo efeito que essa decisão terá. Efeito VINCULANTE de cima para baixo.Note: As falcatruas a que você se refere, no SEM autorização judicial, ao contrário do que a IMPRENSA está divulgando, apenas, AUMENTA AS FALCATRUAS. O que os Ministros do STF, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski, fizeram, ao com liminares suspender o CNJ em sua fúria doentia de perseguição política e preparação de golpe com a utilização do COAF, foi impedir a perpetuação por resolução e normativa defeituosa que exatamente, dá apoio ao BANDIDOS, IMPROBOS E CRIMINOSOS. Veja que coisa interessante: Você está fazendo escárnio e gozação exatamente com quem está lhe protegendo, no caso o STF. Isso sim demonstra o quanto nosso POVO é IGNORANTE e ANALFABETO. Quem está protegendo os "MANOS" em suas FALCATRUAS é o CNJ. Olha que desgraça, CARA! Patético é você, analfabeto em direito! É mole uma Nação com gente Tão ignorante? Impressionante! Sabe quanto vale uma prova colhida SEM autorização JUDICIAL em qualquer NAÇÃO do PLANETA? ABSOLUTAMENTE, NADA, ZERO! O PILANTRA sai do TRIBUNAL dando uma BANANA para a sociedade, totalmente LIVRE! É isso! E, é isso que o CNJ está fazendo na prática! Entendeu? Só COM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL AS PROVAS VALEM no TRIBUNAL! É isso! Depois dessa explicação: PERGUNTO: Faz sentido seu comentário? OPINIÃO!

  10. George

    02/01/2012 21:27:31

    Essa história de "trabalho escravo" já tá ficando cansativa, repetitiva e chata; só convence quem não raciocina. Quer ver trabalho escravo vai no interior da China, ou pior na Coréia do Norte que além de escravizado o povo ainda sofre lavagem cerebral. Vai ver é por isso q o pessoal nem comenta +

  11. PRESIDDIDA Dilma

    02/01/2012 19:21:32

    MauriceAfinal o Estado existe para servir ou ser servido?Esses revolucionários decerto nunca leram MIguel Reale, o maior filósofo brasileiro, em sua teoria tridimensional do Direito e e que pode ser aplicado na vida cotidiana.FAto - Valor e Norma (conduta)Eles querem domar o fato através da lei e de seus ideais, por isso nunca darão certo suas tentativas. A norma deixa de ser mera representação da valoração do fato, para ser o molde do próprio fato. Mas o fato social é mutante e transformador e a qual a amarras da norma não tem qq poder. Por isso necessitam de um Estado autoritário (eles dizem forte).O Marxismo na verdade parece a confraria dos sem talento, sabendo de suas debilidades eles querem sabotar os talentosos, é como se fosse a teoria da evolução ao inverso. Isso mesmo.Afinal, o marxismo, comunismo, socialismo, teologia da libertação, GRamsci, são a TEORIA DA EVOLUÇÃO AO INVERSO!Ao invés do mais aptos sobreviverem e crescerem, são os inaptos que sobrevivem, por isso sempre o resultado é o mesmo, FRACASSO!

  12. PRESIDDIDA Dilma

    02/01/2012 19:20:23

    MauriceAfinal o Estado existe para servir ou ser servido?Esses revolucionários decerto nunca leram MIguel Reale, o maior filósofo brasileiro, em sua teoria tridimensional do Direito e e que pode ser aplicado na vida cotidiana.FAto - Valor e Norma (conduta)Eles querem domar o fato através da lei e de seus ideais, por isso nunca darão certo suas tentativas. A norma deixa de ser mera representação da valoração do fato, para ser o molde do próprio fato. Mas o fato social é mutante e transformador e a qual a amarras da norma não tem qq poder. Por isso necessitam de um Estado autoritário (eles dizem forte).O Marxismo na verdade parece a confraria dos sem talento, sabendo de suas debilidades eles querem sabotar os talentosos, é como se fosse a teoria da evolução ao inverso.Afinal, o marxismo, comunismo, socialismo, teologia da libertação, GRamsci, são a TEORIA DA EVOLUÇÃO AO INVERSO!Ao invés do mais aptos sobreviverem e crescerem, são os inaptos que sobrevivem, por isso sempre o resultado é o mesmo, FRACASSO!

  13. Pai do Maurice

    02/01/2012 17:56:56

    Maurice é doido.

  14. Maurice

    02/01/2012 15:35:53

    "se você não é explorado, você explorador."Fale por você. Eu prefiro ser um indivíduo livre. Seja empreendedor ou empregado, autônomo ou assalariado, gerente ou peão de chão de fábrica, sempre um indivíduo livre. Dono do meu destino e responsável pelas consequencias de minhas ações.Aliás, ironicamente, toda vez que os partidários da visão de mundo que você defende tomaram o poder, a primeira coisa que aconteceu foi a institucionalização oficial das categorias de exploradores (o partidão, através do aparato de estado) e explorados (todo o resto da população).Tipo Coréia do Norte. Por que uma nova revolução seria diferente?"Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes"(Albert Einstein)Ironicamente, de novo, pense num país que propiciou tudo isso que você citou (educação, saúde, etc) aos seus trabalhadores em poucas décadas, saindo da merda para se tornar um dos países com maior IDH do mundo. Pois é, Coréia do Sul. E não foi o partidão através do estado não, foram os indivíduos através do empreendedorismo, num processo onde o papel (importantíssimo) do estado se resumiu a dar um passo para trás, privatizando tudo que fosse possível e aderindo a um dos modelos mais liberais de mercado no mundo.Ironias, ironias....

  15. Maurice

    02/01/2012 14:52:24

    A minoria mais perseguida no mundo hoje é também a única que o Sakamoto ignora totalmente:http://www.midiasemmascara.org/mediawatch/noticiasfaltantes/perseguicao-anticrista/12695-cristaos-perseguidos-o-natal-nem-sempre-e-como-o-homem-quer.html

  16. PRESIDDIDA Dilma

    02/01/2012 12:27:40

    Essa papo de exploradores e explorados o papinho chato, de acomodado que não quer sair do lugar!Abram suas empresas, ongs, cooperativas e parem de reclamar.Os sindicatos de empregados recebem milhões de reais e a única coisa que sabem fazer é greve, e o reajustinho de todo que invariavelmente segue o reajuste do mínimo. Posso citar mil exemplos de empreendedores de sucesso, do dono da Cacau Show que iniciou sua empresa com apenas U$ 500,00, a jovem dona do, da dona da Kapeh, do Ricardo Eletro!Cite alguns do seus que faz algo além de reclamar?Mas vcs querem mudar o sistema? E de preferência como politicos, pq ai o dinheiros investido em caso de fracasso não será o de vcs!

  17. O Asno

    02/01/2012 10:50:32

    Caro Olenewa:parabéns!Como você bem disse, os casos absolutamente verdadeiros eincontestes de trabalho escravo são ínfimos,e deverião ser tratados como casos de polícia,como assim se faz no mundo civilizado.Você escreve muito corretamente e com maestria.Você vê todas as facetas dos fatos,inclusive as facetas subliminares.Realmente o mundo civilizadotrabalha sistematicamente contra o desenvolvimentodo Brasil e das demais nações,porque não querem perder qualquer espaço no cenário internacional.Quantoaos esquerdofrênicos de todas as matizes,esses tais trabalham incansavelmente e ingloriamentecontra toda a espécie de desenvolvimento,em qualquer país,porque eLLes pensam que ainda chegarão ao Podere "mudarão" o atual modelo de desenvolvimento.eLLes dormem e acordam todo o santo diaacreditando que farão 8.000.000.000 de terráqueosse converterem e se transformarem em "comunistas maoistas",todos vestindo aquela farda feia, e etc., etc., etc.MaseLLes perderam todo o Poder e todas as lutas,e perderão qualquer outra futura luta,porque o mundo não acredita mais nas suas mentiras,e eLLes só sabem mentir,nunca fizeram nem uma vacina,nem mesmo a vacina contra a malária,apesar de terem feito guerra na África e matadomilhares de africanos,porque eLLes detêm o monopólio da "verdade",e por isto "acham" que podem matar e exterminar os "opositores".Pois bem.A propósito,as commodities do Brasil,oriundas do glorioso agro-negócio e dos minerais,mais que dobraram de preço no mercado internacional nos últimos anos,e são esses dois pilares que têm sustentando e livrado o Brasilda atual crise econômica mundial,eesse fato incomoda sobremaneira o mundo civilizado,incomoda porque o Brasil de certa forma se matem ou cresce,etambém incomoda sobremaneiraos esquerdofrênicos de todas as matizes,porque a cada dia eLLes percebemque o sonho "comunista" de mudar o modelo de desenvolvimento,nunca passará de um sonho,ou melhor,nunca passará dum péssimo pesadelo.Nunca deixe de aparecer neste espaçoe nos iluminar com sua sabedoria e lucidez.Parabéns de novo!Ao menos brilhantíssimo!Agora deu sede, vou tomar água fria de quartinha,depois volto para dizer mais asneiras desenvolvimentistas,porque asneiras sempre haverá de haver.Só isso, viu?Ei! É só miolo de quartinha... é só miolo de quartinha... é muito...

  18. Olenewa

    02/01/2012 10:04:53

    Silvia, isto não será notícia em qualquer veículo minimamente sério porque não tem credibilidade. O uso da palavra "trabalho escravo" por sí só já é um exagero - as ocorrências são, quando existem (muitas são exageradas por fiscais que atuam muito mais na base da ideologia do que examinando as coisas objetivamente, como faz, aliás, este blogueiro), são irregularidades de ordem trabalhista. Não há "escravos" da forma que a vasta maioria das pessoas entende a palavra. Quando algo que se aproxima disso, os números são ínfimos, casos absolutamente isolados, que não merecem destaque em nenhum veículo que faça jornalismo com um mínimo de critério. A pergunta que você deveria estar fazendo é por quê este blogueiro, e esta suposta ONG, gostam tanto deste assunto. A que interesses eles atendem? Sugiro que você entre no site da Reporter Brasil e procure saber quem banca, quem paga para que eles façam esse "trabalho". Antigamente, eles listavam alí todos os colaboradores. Talvez não façam mais isso... mas seria bom você se informar. Vai descobrir que eles recebem dinheiro de ONGs e governos europeus, entidades seríssimas do Brasil como o MST, e outras partes, naturalmente desinteressadas em crucificar o agronegócio, produzir manchetes sensacionalistas e fictícias que depois são aproveitadas por veículos europeus, etc. Se você acha que tudo isso acontece por acaso, acidente, mera ignorância, etc., é bom você beliscar seu braço e acordar desse sono profundo!!

  19. JOSE MARIO HRP!

    02/01/2012 09:46:49

    A Caixa preta do TJ paulista cedo ou tarde explode, com ou sem CNJ!Aliás a vergonha de ver dois ministros do supremo usando de chicanas para proteger a sujeira dos "manos" envolvidos em falcatrua é não só ridiculo mas patético!Democracia que rola barranco abaixo!Podre!"Laranja madura, na beira da estrada, tá bichada "Zé", ou tem marimbondo no pé!"Nos dois casos, Podre!

  20. Alexandre

    01/01/2012 22:29:26

    Desculpa aí, Cleiry. Demorei uns dias pra responder porque, sabes como é, um inepto leitor de ideias fixas como eu precisa de tempo pra TENTAR assimilar esse conceito que divide o mundo apenas entre explorados e exploradores. Tanto mais quando os pregadores desse conceito (é conceito, né? Não é dogma; dogmas são os conceitos dos outros) atacam qualquer ruído dissonante com aquela palavrinha mágica: HIPOCRISIA. Quem não comunga das mesmas ideias, não o faz por genuína diferença de princípios ou ideologias, mas porque é hipócrita. Já que me presenteaste com um título honorário do clube dos hipócritas, gostaria de saber como faço pra entrar também pro clube dos explorados, desde que não sejam incompatíveis, é claro. Basta querer que o Brasil dê aos trabalhadores qualidade de vida, segurança, acesso a tratamento (saúde), alimentação, lazer e educação? Então, tô dentro. Mas preciso ficar me remoendo se meu salário é superior à média nacional por conta, exclusivamente, do meu esforço pessoal? Então, tô fora; vou morrer (mas não consideres isso um favor pessoal) sem entrar pro clube dos explorados, mesmo batalhando por (e não só querendo) um mundo melhor. E sem entender o xiismo de quem só enxerga preto e branco e que vê no cinza hipocrisia. Feliz ano novo, Cleiry, e que em 2012 tu sejas menos explorado.

  21. PRESIDDIDA Dilmazia

    01/01/2012 17:45:45

    iSSO É A MAIS nova tática. Já que não conseguem mais áreas improdutivas

  22. Ricardo Santa Maria Marins

    01/01/2012 13:20:36

    Olá e SAKAMOTO! Depois de superada a esquadra da marinha paraguaia que faz inveja a 5º frota, pelo seu potencial bélico, frota paraguaia que inegavelmente se assemelha em potencial tão esperneante como dos que aqui e alhures se negam discutir o importante e se prendem ao supérfluo, com discursos muito parecidos aos do BUNDESTAG em período hitleriano. Nada mais causa surpresa. Afinal, país sem educação política, sem noção geopolítica, população comentarista presa aos anseios do final do século XVIII e século XIX, o quê se esperar? Fazem uma crítica aos JUÍZES/JUÍZAS, DESEMBARGADORES, MAGISTRADOS completamente sem FUNDAMENTO. Ou melhor, comportam-se como verdadeiros FUNDAMENTALISTAS cegos. Um POVO que aceita CARNEIRAMENTE, que a JUSTIÇA possa investigar em sua VIDA PESSOAL, - SEM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL - comporta-se como MASSA IGNORANTE de MANOBRA dessa MÍDIA COOPTADA para confundir com argumentos ILÓGICOS. No evoluir da civilização humana o avanço em INSTRUMENTOS garantidores do RESPEITO HUMANO como previsto no artº 5º de nossa Constituição Federal de 1988 é o que nos DÁ o diferencial de passar da BARBÁRIE da idade MÉDIA para uma civilização mais culta e mais tolerante. O que predomina na grande maioria dos comentários, aqui e alhures, é uma BOÇAL e ABISSAL compreensão de MANADA MAL informada ou informada parcialmente, por jornalistas. E, podem aguardar, o STF vai dar o corretivo necessário no CNJ. E o COAF perdeu a credibilidade por escárnio à confiança. Li ontem um Texto de um JUÍZ Federal, em blog do UOL, que mais parece um CANTO ao fascismo, RACISMO e NAZISMO, bem à moda BUNDESTAG, após HITLER se aproveitar da produzida por alguns IDIOTAS na Alemanha de então e que induziram uma leitura da Constituição PERVERTIDA por eles, Constituição de WEIMAR e que com outras idiotices acabaram levando o mundo à segunda guerra mundial. É, meus caros comentaristas, Não se deixem enganar com o canto da sereia midiática DETURPADA e PARCIAL. Uma vez quebrada a segurança jurídica propiciada pelo DEVER de atuar – COM AUTORIZAÇÃO JUDICAL pelo CNJ e de maneira ILEGAL E INCONSTITUCIONAL, quererem atuar – SEM autorização judicial, quem estará fragilizado NÃO serão os JUÍZES e JUÍZAS, serão todos os BRASILEIROS, pobres ou ricos, influentes ou NÃO. Portanto como sou contra a ILEGALIDADE E INCONSTITUCIONALIDADE, e, apesar de compreender os textos dos comentaristas, declaro que: REJEITO-OS TODOS. Assim como, REJEITO os Comentários OFENSIVOS aos JUÍZES e JUÍZAS do BRASIL. OPINIÃO!

  23. O Asno

    31/12/2011 21:20:09

    Ja Cordeiro:parabéns por seu comentário.Realmente desde que há mundo há líderes e liderados,alguns chamam de exploradores e explorados.Há líderes corretos, e há líderes sem ética, sem caráter e bandidos.Igualmente,há liderados corretos, e há liderados sem ética, sem caráter e bandidos.Porque no mundo nada é perfeito e nunca será.Aliás,a história nos demonstra,com incontáveis casos clássicos,inclusive no Haiti,que em todas as vezes,sem exceção alguma de nada,onde houve exemplo de "libertação",os "libertários libertantes" tomaram o podere passaram a matar pobres e ricos,e deixaram o mundo muitas vezes pior.Todos os movimentos comunistas e socialistascom esse discurso velho, surrado e mentiroso,de libertar oprimidos e de combater a desigualdade entre os homens,terminou sem libertar ninguém,matou mais de 100 milhões de seres humanos,e ainda mata,e pior,se tornaram em ditaduras sanguinárias hereditárias.Não é a toa que todo comunista quer matar quem discorda deLLe,mesmo que o discordante seja também "oprimido"...já viu isso antes?Na verdade, na verdade, eLLes nunca quiseram "libertar" ninguém,eLLes iludem com o discurso fácil de que há injustiçadosque devem ser libertados,somente para recrutar inocentes úteis para a causa deLLes,depois assumem o poder, matam oprimidos e opressores,matam até os companheiros deLLes, os companheiros de luta,como Stálin, Mao, Castro, Guevara e tantos outros fizeram,e se tornam os piores opressores,e ainda instalam-se como as piores ditaduras hereditárias,porque eLLes julgam-se acima do bem e do mal,e acham que têm o monopólio da verdade,e que todas as pessoas devem aceitar a "verdade" deLLes,que não passa da maior mentira da história, a maior mentira dos homens.Acredite neLLes não, viu?Acredite não... acredite não... acredite não...Só isso, viu?Feliz Ano Novo para todos!

  24. Ricardo Santa Maria Marins

    31/12/2011 19:41:34

    Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!Olá! Caro Triponossoma Cruzi, como vai OBRIGADO pela resposta. Agora SIM, concordo com você. É, nossa OBRIGAÇÃO como cidadãos fazer tudo ao nosso alcance, dentro da LEI, da LEGITIMIDADE e CONSTITUCIONALIDADE, e, ATÉ, propor mudanças ainda que revolucionárias, não só no sentido bélico, mas e principalmente, no sentido ORDEIRO e argumental LEGAL e positivo, propositivo de alterar às regras do JOGO, que está em andamento neste momento, e, que se o POVO, quiser, no espaço e tempo, futuro, for possível e, até desejável. O que NÃO se pode fazer é MUDAR as regras do JOGO no MEIO do JOGO. É exatamente isso! A ZARA ERROU, PAGOU e CUMPRE dentro do JOGO JOGADO, um ACORDO LEGAL e LEGÍTIMO. Enquanto isso se mantiver NÃO pode constar da lista. E em CUMPRINDO TODO O ACORDO, devem ser renovadas as oportunidades. E, pode ficar tranqüilo, é uma MACULA, no curriculum, entretanto, na DEMOCRACIA e NA LIBERDADE que se pretende, superada a dificuldade é caminharmos para FRENTE e não para trás. Acredito que essa é a idéia. Veja: Sempre somos TEATRAIS, ao nascer com vida e no percurso para a MORTE, o PALCO é o transcorrer da VIDA. O importante é que cada UM, seja FELIZ e se realize nesse percurso e percurso que deve ser escolhido por cada UM. Os meios existentes à disposição, como facilidades tecnológicas, facilidades e construções sociais, filosóficas, legais, morais, etc. devem ser encarados como FACILITADORES do atingimento de nossa constante busca por PAZ, FELICIDADE e REALIZAÇÃO PESSOAL. Como cada um faz isso é problema de cada UM. O ESTADO, OS GOVERNOS devem existir, inclusive, às LEIS como facilitadoras e não como DOMADORAS de comportamentos. Embora, pelo acordo social-legal, elas, no descumprimento do acordo funcionarão, como coercitivas indutoras do comportamento negociado no acordo. Quê acordo? A Constituição Federal, suas modificações pontuais, e, até em alguns casos, modificações revolucionárias. Portanto, agora sim, sua argumentação faz sentido!E, Obrigado pela troca de informações. Valeu Tripanossoma Cruzi! E, Feliz Ano Novo!OPINIÃO!

  25. Wand

    31/12/2011 18:57:33

    Giovani Queiroz no Ministério do Trabalho???O político que já afirmou que acha que o trabalho escravo é uma piada no Brasil?Será que a Dilma vai cair nessa depois de tanta porrada que levou em 2011 por conta dos ministros problemas?

  26. Tripanossoma cruzi

    31/12/2011 17:28:58

    Não culpo a Zara. Ela comprou e para mim não deve nem sequer satisfações sobre o que outra empresa lhe vendeu. Aliás, não acredito nem em "escravidão", acredito em exploração do próximo, feito por todo e qualquer cidadão que tem mais poder que o outro.Acho que aqui tem um joguinho de verbas do governo em jogo. Cria-se o programa "Combate ao Trabalho Escravo", baixa-se portarias e normas para defini-lo e cria-se grupos pagos com verbas e diárias para combatê-lo. Para dar mais "seriedade" apela-se para os defensores públicos, sobretudo os jovens que acham que vão mudar o mundo e os esquerdistas que nem sabem o que combatem mas tem ódio dos bem sucedidos e está feita a festa, e o teatro está aí. Se tiver uma TV disposta a jogar holofotes, surgirão heróis aos montes.

  27. Tripanossoma cruzi

    31/12/2011 17:20:47

    Mostra que há uma orquestração contra os produtores rurais, já que embora em bem menos numero do que outras atividades são mais perseguidas do que outras, atribuindo " escravidão" a muitos, por empreitas ou terceirizações. Já que há casos de irregularidades que sejam apurados e o uso da palavra escravidão que está sendo usado é mais um artificio do tal MPE para multar e criar as famosas "dificuldades" para poder vender as facilidades.Não sejamos ingênuos, tem muita gente ganhando bastante com isso, inclusive nosso blogueiro.

  28. Ricardo Santa Maria Marins

    31/12/2011 15:16:35

    Olá! Caro Comentaristas! E, Sakamoto!Olá! Caro Tolerância Zero! Ficaríamos igualzinho ao IRÃ e muito parecidos com a Coréia do Norte e de quebra nas Américas, estaríamos muito próximos de CUBA, e, pessoas com ideias maravilhosas como a sua seriam encaminhadas para FÉRIAS na SIBÉRIA! Passagem só de IDA!OPINIÃO!

  29. Roberto

    31/12/2011 13:33:26

    JA CORDEIRO: vc tem razão melhor estudar e fazer concurso para Fiscal do Trabalho salário perto de R$ 20 mil e para Procurador do Trabalho salário quase R$ 30 mil. O negócio é estudar e mudar de vida porque o tempo passa.

  30. psiquiatra

    31/12/2011 12:33:00

    certos comentaristas = internação

  31. Ricardo Santa Maria Marins

    31/12/2011 09:49:25

    Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!Olá! Caro Tripanossoma cruzy como vai, você só leu metade do que escrevi. Falei em PAGOU, e, é normal pagar quando se dá um prejuízo! Chama-se indenização e a SEGUNDA METADE que você fez que NÃO viu. Existe um acordo em andamento, e, está sendo CUMPRIDO, com todas as exigências de um acordo. Ora, se pagou INDENIZANDO pelo ERRO cometido e se ACORDOU e está CUMPRIDO. Essa idéia MORALISTA de PERSEGUIÇãO ETERNA da MALDITA FICHA LIMPA é que é IMORAL, ILEGAL E INCONSTITUCIONAL, como o É, a cretinice do CNJ, em ILEGALMENTE e INCONSTITUCIONALMENTE, não separar o joio do trigo, e, em separando dar peso maior aos 2% (dois) por cento ao invés de dar peso maior aos 98% (noventa e oito) por cento que vão BEM. E, continuo estranhando o COAF, órgão de inteligência que reune e analisa informações em geral ofertadas umas OBRIGADAS e outras FACULTATIVAS, informações APENAS e TÃO somente, INCONCLUSIVAS, ou melhor, com APARÊNCIAS DÊ, SEM JAMAIS, CERTEZA DÊ, o que em HIPÓTESE alguma, dá condições de ACUSAR quem quer que seja, salvo, informar que possui aparências DÊ. O que significa, uma notícia informação que deverá ser ANALISADA como o máximo CUIDADO. E, não utilizada ILEGALMENTE E INCONSTITUCIONALMENTE, como no caso do JUDICIÁRIO BRASILEIRO. REPITO é UMA VERGONHA IMORAL, ILEGAL e INCONSTITUCIONAL, o que estão fazendo com os JUÍZES/JUÍZAS BRASILEIROS. É coisa de ARAPONGAGEM BARATA de PAPAGAIOS DE PIRATA e, a velha onda IMBECÍL de RODAR À BAIANA. Coisa de gente sem RESPONSABILIDADE E INCONSEQUENTES. OPINIÂO!

  32. Tripanossoma cruzi

    31/12/2011 08:49:48

    Menos, menos. Matar alguem sempre será crime e deveria ser julgado, tens razão. Mas sobre a motivação do crime com certeza não é essa que vc. afirma. Procure se informar melhor.

  33. Tripanossoma cruzi

    31/12/2011 08:45:11

    Por que se trata de dinheiro. Na hora que paga, tudo se apaga e se esquece o resto.No pais do faz de conta, toda onda e auê que se faz se resume a extorquir dinheiro.No centro Oeste do Brasil, o fogo deixa de ser prejudicial se pagar 3 reais o hectare, caso não pagar, será criminoso, devastador e outros adjetivos.Essa é a realidade do nossa pátria amada.

  34. roberto

    31/12/2011 08:36:36

    ainda há muito que melhorar num país que tem bom crescimento economico e está diminuindo a desigualdade social. tomara que continuemos melhorando por mais 50 anos.

  35. Adriano

    31/12/2011 03:20:53

    Essa lista deve ser enviada para todos os principais órgãos de imprensa do mundo civilizado.Quero ver o nome desses escravocratas na primeira página do NYT!!!

  36. CLEBER KIMOTO

    31/12/2011 03:14:20

    Apenas para relembrar :A quase 8 anos atrás, no dia 28 de Janeiro de 2004, ocorreu na cidade de Unaí MG um crime hediondo: 4 pessoas foram sumariamente executadas em uma estrada, DETALHE : FORAM VÍTIMAS DESTA BARBÁRIE 3 AUDITORES FISCAIS DO TRABALHO E O MOTORISTA DO VEÍCULO QUE OS TRANSPORTAVA. E ESTAVAM NAQUELA LOCALIDADE PARA APURAR DENUNCIAS DE TRABALHO ESCRAVO EM FAZENDAS DA REGIÃO. Os acusados de serem os mandantes do crime foram os irmãos Antério e Norberto Mânica, que ainda não foram julgados porque a justiça continua analisando os recursos apresentados pelos mesmos.Até quando esta mentalidade coronelesca arrogante prevalecerá ?E as famílias destes homens que não mais retornarão aos seus lares,não verão a justiça ser feita porque o poder econômico e político sobrepõe o princípio do bom senso, onde se passa por cima de tudo e de todos apenas para favorecer interesses egoístas ?O que precisa mudar é a mentalidade nas relações de trabalho,cultura de valores que considere o respeito e a dignidade humana, sem isso não há código que resolva.Mais detalhes:http://www.sinait.org.br/noticias_ver.php?id=945

  37. Pontes

    31/12/2011 01:55:30

    Ridículo e pensar que quem acha que ganhar R$ 700,00 reais por mês e ser explorado! será que essa pessoa acha que ganhar R$ 700,00 reais por mês trabalhando e pior do quê ganhar R$ 30.000,00 no tráfico ou roubando??Acho que essas pessoas tem mais dignidade do quem pensa assim, pelo menos está ganhando honestamente, tenha a santa paciência o comunistazinho sem futuro...

  38. Ricardo Santa Maria Marins

    31/12/2011 00:59:52

    Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!Uma coisa relevante nesse BLOG do SAKAMOTO é a quase total inexistência de CENSURA. Exceto, nos casos em que NÃO é censura é determinar LIMITES!Então repetirei: Como testemunho opinativo, quero PARABENIZAR o SAKAMOTO pela LISURA e ÉTICA profissional, respeito à democracia e por compartilhar idéias e permitir idéias neste espaço.Sempre aberto ao contraditório. Possui o comportamento RETO dos jornalistas. E trás informações investigativas e provocadoras. É minha OPINIÃO!

  39. carlos bonet

    31/12/2011 00:17:46

    O texto é ruim , como sempre.. a notícia requentada... a ação ( inclusive a indignação do blogueiro vendilhão ) é limitada pela força da conta corrente : afinal não dá pra criticar muito ferozmente quem financia o espaço.O provedor continua sem uma política de qualidade e a gente pagando por um espaço ruim de argumento , ruim de forma , ruim de redação.O ano vai , outro vem e a gente continua sendo desrespeitado por provedor e bloguinho porque as ONG´s mandam neste país de pilantras.O trabalho escravo é assunto menor comparado aos problemas de segurança pública em Estados do NE/NO ? Sem problemas : cascalhinho na mão e vamos comentar sobre a polícia de SP que resolveu prender baderneiros que incentivavam o consumo de drogas ilícitas...A Zara é assunto menor ? Não tem problema : a gente ignora as mazelas de corrupção endêmica pois os papais do bloguinho pagam religiosamente.As críticas à Belo Monte são uma falácia? Não tem erro: vamos falar do metrô em SP e criticar a administração de todos os que se alinham contra a onda dominante que paga a "opinião isenta" do bloguinho...A Educação neste país é um lixo ? Não tem problema , senhores ! Compra um bloguinho pseudo-intelectual , de um pseudo-dotozinho e vamos gastar um tempão falando sobre a arquitetura maldosa da cidade que impede moradores de rua -que não querem ser transferidos para locais de atendimento público - de ficarem espalhados pelo chão , bebendo e fazendo assaltos...Realmente , UOL, a gente merecia algo um pouco ( só um pouquinho ) melhor que este lixo neste espaço !

  40. Ricardo Santa Maria Marins

    30/12/2011 23:11:37

    Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!Olá! Cara Cristina, se como anunciado a ZARA fez um acordo, seja lá qual for, e, está CUMPRINDO, mais que CORRETO E JUSTO não constar da LISTA. Esse é mais um dos defeitos da ficha limpa! Ora, se está pagando ou se já pagou. Novas oportunidades SURGEM. Funciona assim em quase todo o mundo. Do contrário uma pessoa física ou jurídica, ficaria eternamente sendo castigada. Isso é completamente IMORAL e INJUSTO.OPINIÂO!

  41. Mary

    30/12/2011 22:14:39

    Até parece que resolve, no Tocantins tem politico nomeado para cargo federal, nomeação recente, que pra sair a nomeação deram o famoso "jeitinho brasileiro" pra tirar da ficha suja do trabalho escravo. Que pena parece q ñ tem jeito.....

  42. Cristina

    30/12/2011 21:54:03

    Olhe a lista e não entendi: cadê a Zara?Essa semana estive no cartório da Sé, lotado de Bolivianos tirando documento para a anistia, que ia até hj. O funcionario do cartorio que estava me atendendo, me disse que esse pessoal todo trabalha em confecção, a maioria em condicão sub/ total escrava e ilegal no país....não entendi pq não consta sequer um nome de confecção, já que é de conhecimento geral que as confecções em SP usam mão de obra escrava....A bola da vez são apenas os fazendeiros, produtores de cana e tal?

  43. Ricardo Santa Maria Marins

    30/12/2011 19:26:01

    Olá! Caros Comentaristas! E, Sakamoto!Muito boa essa divulgação. PARABÉNS. Ainda, considero a ZARA uma ZEBRA nessa História. Entretanto, o caso Peralta e, outros assemelhados, deveriam ser OBJETO de verificação, INCLUSIVE, no quesito trabalho ou ANÁLOGO ao trabalho escravo só que URBANO. A Baixada Santista possui ótimas faculdades e ótimos cursos, PEGA MUITO MAL, essa notícia tanto sua quanto da Folha de São Paulo, inclusive, a Baixada Santista em São Paulo, vai receber recursos do Pré-Sal, e, esse PESSOAL precisa tomar jeito. É um dos casos em que podemos e devemos reclamar e exigir que se reduzam às desigualdades. E isso, trabalho escravo ou assemelhado ou análogo é um verdadeiro absurdo se ficar comprovada essa situação. LAMENTÁVEL!OPINIÃO!

  44. Gustavo carvalho

    30/12/2011 19:21:38

    Nao fale besteira.Pare de ler jornais e revistas de baixo intelecto.

  45. 1880

    30/12/2011 19:16:02

    Uma das piores notícias:O LATIFUNDIÁRIO, ACUSADO DE PRATICAR A ESCRAVIDÃO EM SUAS TERRAS GRILADAS, É COTADO PRA SER MINISTRO DO TRABALHO.Que vergonha Dilma.Com a saída do LUPI do Ministério do Trabalho, o mais cotado para oculpar esse cargo é o deputado federal Giovanni Queiroz (PDT), que nas eleições de 2010 foi eleito na coligação PDT, PRB, PSB, PV e PCdoB. Se Giovanni Queiroz assumir o MT, como tudo indica, o atual vereador de Belém - Ademir Andrade (PSB) assume a cadeira de federal deixada e o PT ganha a vaga de vereador de Belém, com a Milena Launde.http://edilzafontes.blogspot.com/2011/12..

  46. Tolerância Zero

    30/12/2011 19:14:18

    neste NOSSO brasil votamos errado, leia-se Jader Barbalho, Renan Calheiros, Ideli Salvati, lula, fhc, e mais recentemente tiririca.Se tivéssemos politicos preocupados com o povo, eles fariam leis severas tipo: - trabalho escravo = confisco da propriedade, da empresa, dos bens seguido de prisão perpétua com trabalho forçado.- Crime hediondo = morte,- tráfico de drogas = morte,- sequestro = morte,- funcionário publico corrupto = confisco dos bens seguido de prisão perpétua com trabalho forçado- trabalhador da iniciativa privada corrupto = confisco dos bens seguido de prisão perpétua com trabalho forçado- bebado ao volante = confisco dos bens seguido de prisão perpétua com trabalho forçado,só isso já transformaria o NOSSO brasil em paraiso e lider mundial

  47. Cleiry

    30/12/2011 19:12:15

    desculpa aí... Ó leitor de ideia fixas, mas é que o post foi antes da hora... então, vou seguir daqui: "SE você é dos exploradores, MORRA. É o único jeito de a sua grana ir parar na mão de mais gente…;) "Mas, morra sabendo que ainda assim a sua riqueza continuará sendo acumulada.Pensando bem, se você é EXPLORADOR, ainda haverá acumulo, afinal você deve ter ensinado isso para os seus herdeiros e acionistas.Mas, antes que eu me vá, digo: nunca escrevi que desejo riqueza para todos, nem para alguns. O que eu escrevi e quem sabe ler, leu, é que infelizmente vivemos em um mundo que se faz na exploração.Viu? nem falei de capital de giro...Opa: capital financeiro, capital fixo, capital variável... acumulação primitiva?

  48. Cleiry

    30/12/2011 19:01:54

    Alexandre, o único favor que posso fazer a você é dizer: se você não é explorado, você explorador. Ou uma coisa ou outra. Não está fora disso.Sendo assim, não preciso acreditar ou sequer fazer parte de nenhum "dogma", menos ainda capitalista ou socialista, para dizer a você: não seja hipócrita.E, o que eu gostaria que o país desse aos trabalhores do Brasil, é qualidade de vida, segurança, acesso a tratamento (saúde), alimentação, lazer, educação...Então, o leitor de ideias fixas, faça-me sim um favor: SE você é dos que são explorados, aceite isso ou simplesmente faça uma revolução. SE você é dos exploradores, MORRA. É o único jeito de a sua grana ir parar na mão de mais gente...;)

  49. dom jair

    30/12/2011 18:56:08

    Uma das piores notícia:O LATIFUNDIÁRIO, ACUSADO DE PRATICAR A ESCRAVIDÃO EM SUAS TERRAS GRILADAS, É COTADO PRA SER MINISTRO DO TRABALHO.Que vergonha Dilma.Com a saída do LUPI do Ministério do Trabalho, o mais cotado para oculpar esse cargo é o deputado federal Giovanni Queiroz (PDT), que nas eleições de 2010 foi eleito na coligação PDT, PRB, PSB, PV e PCdoB. Se Giovanni Queiroz assumir o MT, como tudo indica, o atual vereador de Belém - Ademir Andrade (PSB) assume a cadeira de federal deixada e o PT ganha a vaga de vereador de Belém, com a Milena Launde.http://edilzafontes.blogspot.com/2011/12..

  50. Tadeu SP - SP

    30/12/2011 18:35:43

    Então você trabalha 20 horas por dia , o alojamento é algumas árvores empilhadas e o salário R$ 00,00 além de ser espancado pelo seu escravisador puts em se comparando com os escravos da atualidade você reclama de barriga cheia .

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso