Topo

Leonardo Sakamoto

Documentário usa imagens gravadas pelo celular de cortadores de cana

Leonardo Sakamoto

08/07/2012 17h47

Em outubro de 2011, cerca de 400 trabalhadores interromperam, por seis dias, o corte da cana na usina Vista Alegre, interior do Estado de São Paulo. O protesto ocorreu em virtude das condições a que estavam submetidos. Os sindicalistas e os procuradores do trabalho foram convocados para intermediar as demandas dos trabalhadores. Irredutíveis, queriam ser demitidos. Em uma conjuntura em que se luta pelo emprego, esses trabalhadores reivindicavam a interrupção do contrato de trabalho.

Essa (apenas aparente) contradição é tratada pelo documentário "Conflito", dirigido por Beto Novaes e lançado recentemente, que utiliza imagens gravadas pelos celulares dos próprios trabalhadores, além do material captado por sua equipe.

Novaes, que é professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui em seu currículo filmes como "Quadra Fechada" e "Migrantes", que revelam a dura realidade daqueles que tornam possível o "milagre" brasileiro do etanol, vendido como um combustível "limpo", mas que segue registrando casos de superexploração de trabalhadores ou de trabalho análogo ao de escravo. Segue o documentário na íntegra.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.