Topo

Leonardo Sakamoto

Troco um feriado cristão por uma pausa pelo calor

Leonardo Sakamoto

30/10/2012 17h53

Durante as eleições, discutiu-se tanto sobre Deus e o Diabo na capital paulista que o chão se abriu e o capeta montou uma sucursal por aqui. Está quente, muito quente.

Sugiro trocar um dos vários feriados cristãos deste país laico pela possibilidade do poder público decretar uma parada obrigatória em dias irritantemente quentes e/ou poluídos. Um feriado religioso faz bem à alma de dezenas de milhares de fieis dedicados. A ideia que apresento faria um bem enorme ao corpo dos mais de 11 milhões de moradores de um município como São Paulo, os que crêem e os que não.

Tema recorrente neste blog, eu sei, mas necessário: em cidades de inverno rigoroso, quando neva muito, há governos que decretam feriado. Em lugares escaldantes, ondas de calor muito intensas liberam os trabalhadores de seus afazeres. Com isso, resguardam a saúde de seus moradores. Sugiro que o mesmo seja implantado por aqui, pois este misto de calor com poluição tira o paulistano do sério.

Quem sabe a redução nos lucros, impostos e salários provocada por feriados climáticos façam com que o setor empresarial, governo e sociedade encarem o fato de que morar em São Paulo está se tornando – literalmente – um inferno.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.