Topo

Leonardo Sakamoto

Retrospectiva 2012: Blog traz seleção de posts polêmicos e seus comentários maravilhosos

Leonardo Sakamoto

22/12/2012 17h36

O mundo não acabou. Então, é hora do balanço de 2012.

Como já virou tradição neste blog, selecionei um apanhado de textos que geraram polêmica e pincei um comentário de cada, quase que aleatoriamente, postando tréplicas. Foram dezenas de milhares de observações de leitores, boa parte delas pedindo minha cabeça, sem contar aquelas que foram deletadas por incorrerem em crime de ódio. Coisa deselegante.

Só os visitantes eventuais ainda acham que adianta me chamar de "petralha" ou "tucanalha", dizer que mamo nas tetas do Estado, que vou para o inferno, que sou um "emaconhado", que tenho uma clínica de abortos, que sou gay porque ataco a homofobia, que sou comunista comedor de criancinhas, enfim. Que faço parte da família Volturi ou sou filho bastardo de Voldemort. Como diria um velho mascador de fumo no Pantanal: sua raiva é o meu riso.

Como disse no ano passado, de vez em quando, paro para refletir que alguns comentaristas são como cabeça de bacalhau e filhote de pomba, não podem existir de verdade, são construções de brincalhões que aproveitam a hora do recreio no escritório para aloprar um pouco. Mas aí, quando sinto a sinceridade em seus corações, penso "danou-se" – a gente tem muito o que caminhar ainda.

Neste ano, há uma diferença: o número de comentaristas que disseram "ele deve ser comunista", "você não me engana, é socialista!", "seu vermelhinho de uma figa", "só pode ser de esquerda o otário", e por aí vai, aumentou sensivelmente. Pergunto: desde quando "comunista", "socialista" e "de esquerda" tornaram-se xingamentos?

Divirtam-se. Se puderem.

1) Pinheirinho, Brasil e a tragédia do desenvolvimento

Comentário do leitor: Eh! la…mais um comunista de carteirinha travestido de jornalista falando suas abobrinhas na rede. Vai pra Cuba, pra Coreia do Norte e veja como esses regimes são "maravilhosos" e pare de encher o nosso saco.

Tréplica do blogueiro: "Hum, não entendi o que ele quis dizer. Mas tá defendendo gente pobre. E quem defende gente pobre é comunista. E eu detesto comunista, não sei o porquê, mas destesto. Então, vou mandar ele para Cuba e para a Coreia do Norte que é lugar de comunista. Isso, boa! Vou arrasar!"

2) A cibercensura da Santa Inquisição e a liberdade de blogar

Comentário do leitor:A Igreja tem todo o direito e dever de extirpar qualquer um dos seus inimigos. Demorou muito para este senhor ser demitido da PUC-SP. E torço para que muitos outros saiam. Ou o senhor aceitaria um Católico convicto ser professor em alguma universidade comunistisante qualquer que vc dirija? Se há o direito de você pensar e emitir suas opiniões, igualmente o direito da Santa Igreja, inclusive de demiti-lo. Graças à Santa Igreja é que as Universidades e a disseminação do conhecimento está e sempre esteve à disposição de todos. Agradeça a ela!!!

Tréplica do blogueiro: Ai, que saudade louca da Idade Média! Das rodas de tortura, de queimar mulheres na fogueira, do Sol girando em torno da Terra, de uma verdade única à disposição de todos.

3) Ostentação deveria ser crime previsto no Código Penal

Comentário do leitor:Não consegui ler o texto todo, e na boa, que lixo, viu…. prefiro ler mil vezes a saga Crepúsculo!!!

Tréplica do blogueiro: Também prefiro. E, particularmente, acho que a Bella deveria ter ficado com o lobinho.

4) "Bandido bom é bandido morto", diz uma sociedade doente

Comentário do leitor:Bandido é como um virus, ou vc os extermina ou ele extermina vc. bandido não é gente, Bandido não é ser humano é pior que bicho é como erva daninha se vc não cortar nasce mais. bandido não é trabalhador, bandido gosta de ser bandido, bandido gosta de matar, bandido sente prazer em apavorar os "otarios", se ele não vai com sua cara mesmo que vc não reaja ele te dá um tiro, bandido não tem cura, bandido não tem readaptação, não existe resocialização, bandido é bandido porque gosta

Tréplica do blogueiro: Se colocar umas rimas, vira música. Vai bombar em balada da classe média.

5) Estou com vergonha alheia da fila na porta da Apple

Comentário do leitor:E eu com vergonha alheia deste HIPOCRITA DO C#@$#@O QUE VOMITA ESSE LIXO ESCRITO EM UM MACBOOK QUE ELE ADORA OSTENTAR NAS PALESTRAS e que agora o MALTIDO (filtra essa) bloqueou colocar urls com as fotos deste lixo usando macbooks ou falando de seu iphone novinho…

Tréplica do blogueiro: O pessoal encasqueta no meu Macbook e no meu iPhone. Mal sabem eles que tenho algo bem mais valioso: um javali de pelúcia que ganhei de um amigo "da esquerda" (risos). Cabulou as aulas de interpretação de texto para jogar bola, foi? Agora, vai ter que correr atrás do prejuízo. Dica: se acha que ser "de esquerda" é fazer voto de pobreza, tatue São Francisco de Assis no bíceps.

6) Que tal processar Tufão pela Lei Maria da Penha?

Comentário do leitor:Cada texto que leio deste blog me deixa mais confuso ao tentar descobrir se o Sakamoto é só um grande troll ou a personificação do pior estereótipo possível da ditadura do politicamente correto. Este nem foi dos piores, mas se unido a toda esta lista aqui à direita fica claro o quanto tudo o que ele diz é um misto de distorções ridículas dos conceitos mais básicos de democracia com uma ideologia falida comunista pós-ditadura – típica dos esquerdistas mais fanáticos que se viram órfãos por ter tido suas lutas reduzidas à inutilidade ao fim do governo militar. Ainda bem que as pessoas estão ficando cada vez mais cansadas deste tipo de picuinha e os tais "reaças" estão gradativamente aumentando os protestos contra esta onda estúpida de enfiar goela abaixo de todos que as minorias sempre têm razão. Espero profundamente que com o tempo blogs como este simplesmente acabem e fiquem esquecidos – ou meramente lembrados como um passado ridículo.

Tréplica do blogueiro: Da minha parte, só torço para que você seja solteiro.

7) Ao invés de abolir, o Brasil está exportando "quarto de empregada"

Comentário do leitor:Acho que ele tem uma queda por empregutchas e gosta de dormir abraçadinho com as domésticas. Abre o olho japa, empregada não é visita e muito menos hóspede. Ou dorme no quarto de empregada ou vai pra casa e volta no dia seguinte. Acho que esse japa deve ter uma empregada muito gostosa.

Tréplica do blogueiro: No começo, achei que era deficiência em interpretação de texto. Depois, preconceito social. Aí, imaginei um machismo visceral. Então, conclui, que muita gente que posta besteira aqui só é boba mesmo.

8) "Deus seja louvado" soa melhor que "Deus não existe" na nota de Real?

Comentário do leitor:O Cristianismo construiu isso aqui!!! ANTES do Cristianismo isso aqui éra uma terra sem nada .. com indios vagabundos que enterravam seus filhos … quando não sacrificavam eles arrancando o coração … uma não-civilização … uma diabo-civilização… como o Cristianismo construiu isso aqui, nós cristãos temos o direito de querer que as cruzes não saiam dos lugares que o Cristianismo construiu, principalmente as casas de juizados, pois trata-se da coisa mais simbolica do que o Cristianismo fez por esse país: CONSTRUIU A JUSTIÇA.

Tréplica do blogueiro: Isso explica muita coisa.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.