Topo

Leonardo Sakamoto

Você conhece a "bancada empreiteira" da Câmara dos Vereadores de São Paulo?

Leonardo Sakamoto

18/09/2013 18h14

Empresas de construção civil e do ramo imobiliário estão entre as que mais doaram aos políticos e partidos em São Paulo. Nas eleições municipais de 2012, foram responsáveis por mais de 57% das contribuições feitas somente aos diretórios nacionais de partidos que elegeram os vereadores da cidade. Nesta matéria de matéria Sabrina Duran, Fabrício Muriana e Thomaz Rezende, parte do especial "Arquitetura da Gentrificação", da Repórter Brasil, você poderá analisar as relações de doações entre vereadores, partidos, empreiteiras e sua relação com as grandes obras na capital paulista:

Doação de campanha é fator crucial para entender o desenvolvimento de políticas públicas. Quem doa a um candidato é quem está interessado nos rumos da cidade, seja pessoa física ou jurídica. E quem está interessado nesses rumos costuma exigir do seu candidato eleito políticas públicas à altura daquilo que considera o melhor para a cidade. Em São Paulo, empresas ligadas ao setor de construção civil e do ramo imobiliário são as que mais doam aos políticos e partidos. Nas eleições municipais de 2012, elas foram responsáveis por mais de 57% das contribuições feitas somente aos diretórios nacionais de partidos que elegeram os vereadores da cidade.

Analisamos as planilhas de doações feitas aos 55 vereadores e 6 suplentes eleitos, além dos diretórios e comitês de seus partidos, e apontamos quanto cada um recebeu dessas empresas e quais destas mais doaram a cada um deles. Por que escolhemos analisar as receitas dos vereadores? Porque são eles que, primeiro, elaboram projetos e leis para a cidade que só depois o Executivo colocará – ou não – em prática. Eles também são responsáveis por fiscalizar as ações do prefeito quanto à gestão da cidade e utilização das verbas públicas. Sendo assim, formam o corpo mais "estratégico" da administração municipal, e é sobre eles, em primeiro lugar, que os interessados em conduzir a cidade fazem pressão para terem seus pedidos.

Clique aqui ou na imagem abaixo para fazer sua própria análise das relações de doações entre vereadores, partidos e empreiteiras.

No final do infográfico disponibilizamos para download todos os arquivos utilizados na apuração.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.