Topo

Leonardo Sakamoto

Retrospectiva 2013: esses posts polêmicos e seus comentários maravilhosos

Leonardo Sakamoto

24/12/2013 05h41

Chegou o momento que você esperava! Como já virou tradição neste blog, selecionei os textos que mais geraram comentários e pincei um de cada, quase que aleatoriamente, postando tréplicas. Foram dezenas de milhares de observações de leitores, boa parte delas pedindo minha cabeça – sem contar aquelas que foram deletadas por incorrerem em crime de ódio.

Só os visitantes eventuais ainda acham que adianta me chamar de "petralha" ou "tucanalha", dizer que mamo nas tetas do Estado, que vou para o inferno, que sou um "emaconhado", que tenho uma clínica de abortos, que sou gay porque ataco a homofobia, que sou comunista comedor de criancinhas, enfim. Gente, não importa o que façam: eu amo vocês!

Como disse no ano passado, de vez em quando, paro para refletir que alguns comentaristas são como cabeça de bacalhau e filhote de pomba, não podem existir de verdade, são construções de brincalhões que aproveitam a hora do recreio no escritório para aloprar um pouco. Mas aí, quando sinto a sinceridade em seus corações, penso que a gente tem muito o que caminhar ainda.

Divirtam-se. Se puderem.

1) Crime no ABC: nesses momentos, decidimos que tipo de sociedade somos
Sobre crimes bárbaros e a solução simplista da redução da maioridade penal.
834 comentários

Comentário do leitor:  Querem reduzir a violência? podem começar controlando a natalidade dos pobres que chegam a ter 5,6,7 até 10 filhos. Eles crescem no meio da miséria, se revoltam, e não tendo nada a perder vão cometer atos insanos como esse mesmo. E agora com essa de bolsa família, bolsa não sei mais o que, é que eles estão tendo filhos a vontade.

Tréplica do blogueiro: Sim! Ligadura de trompas e vasectomia forçada já! A solução é impedir que os bandidos nasçam. Por que ninguém pensou nisso antes?

2) Editorial do blog: Chegou a hora do basta
Paráfrase de editorial de um grande jornal de São Paulo após o ataque injustificado da polícia militar contra manifestantes no dia 13 de junho.
623 comentários

Comentário do leitor: SE TIVESSÉMOS O PODER DA DITADURA AQUI, ESSSE PAIS NÃO ESTARIA A BAGUNÇA QUE ESTA HOJE….MUITOS DIZIAM DOS ABUSOS DA DITADURA, E O QUE ACONTECE HJ, OS VAGABUNDOS FAZEM DE TUDO E NÃO SÃO PUNIDOS….É BOM ISSO???ESTAMO REFÉNS DE LADRÕES A COMEÇAR PELO POLÍTICOS…..TEM QUE BAIXAR O PAU MESMO….BADERNA, ANARQUIA VANDALISMO, PARA QUEM NÃO SABE É CRIME!!!!!VIU DEFENSORES DE VAGABUNDOS!!!

Tréplica do blogueiro: Se o titio trouxer uma ditadura para você brincar, promete que para de gritar?

3) E, em São Paulo, o Facebook e o Twitter foram às ruas. Literalmente
E uma geração inteira vai aprendendo o que é participação política como consequência das jornadas de junho.
403 comentários

Comentário do leitor: Você é ridículo. Você me dá nojo, seu esquerdista. Pessoas como você são baratas que merecem ser exterminadas. O gigante acordou, agora sua laia já era.

Tréplica do blogueiro: E eu te amo, gigante.

4) O policial cumpriu seu dever. As redes sociais é que estão fora de si
Sobre a catarse nas redes sociais depois que um policial baleou um assaltante que roubou uma moto.
309 comentários

Comentário do leitor: Sakamoto, vc diz que não está defendendo bandido, mas escreve esse texto contra o linchamento público e em nenhum momento fala dos direitos de quem realmente importa: a vítima. A pergunta certa a se fazer é: e se você fosse a vítima, que passa todos os dias por este local, que possivelmente pode encontrar com esses bandidos no futuro? Neste cenário, você gostaria que eles tivessem escapado, sobrevivido? É fácil olhar de longe, do outro lado da tela, e criticar quem defende o lado da vítima do assalto covarde. Quem procurou o problema foi o ladrão, ele que lide com isso. É impossível contar com nossa justiça para punir esses marginais, já que ela está falida…

Tréplica do blogueiro: Só um problema: se um dia a ideia de Justiça com as próprias mãos vingar por aqui, você acha que o povaréu que foi explorado a vida inteira vai apenas atrás de bandidos?

5) Carandiru: condenação de PMs é um golpe nas heranças da ditadura
Sobre a condenação de policiais militares que participaram do Massacre do Carandiru.
297 comentários

Comentário do leitor: Realmente so quem pode falar sobre ditadura é quem viveu e tinha conciencia na epoca, pessoas com menos de sessenta anos nao tem a menor condição de falar porque so ouviu dizer, teve suas mentes lavadas pelos patrulheiros na imprensa, nos bancos escolares ou ate mesmo religiosos é idealista, é gado!! E é quase uma unanimidade entre pessoas com mais de sessenta anos que a ditadura foi muito boa sim.

Tréplica do blogueiro: Malditas aulas de história… Todos sabem que os nazistas também eram gente boa. A fama negativa é tudo culpa desses judeus que controlam Hollywood.

6) Os Conselhos de Medicina e a defesa do direito de abortar
A aprovação de um entendimento de Conselhos de Medicina apoiou mudanças no Código Penal, ampliando os casos de aborto legal até a 12ª semana de gestação em qualquer situação.
254 comentários

Comentário do leitor: Faz o seguinte Leonardo Sakamoto. Volte para a barriga da sua mãe que vamos abortá-lo. Não terá problema mesmo, já que vc é a favor da liberdade do corpo da mulher.

Tréplica do blogueiro: Vamos! Bora lá! Mas me aborte rápido porque eu tenho compromisso mais tarde.

7 ) Se a mulher é famosa, não pode ser vítima de violência doméstica?
O ator Dado Dolabella, agraciado pelo telespectador com R$ 1 milhão ao ganhar A Fazenda, mesmo depois de agredir sua ex-namorada Luana Piovani, não pode ser julgado pela Lei Maria da Penha.
230 comentários

Comentário do leitor: Essa Luana bem que merecia apanhar até mais. É uma pessoa insuportável.

Tréplica do blogueiro: Faça um favor à humanidade: permaneça solteiro.

8) Você, paulista, foi condicionado a se achar melhor que os outros?
Em mais um texto comemorando o 9 de julho, uma discussão sobre o sentimento de superioridade paulista
224 comentários

Comentário do leitor: Não somos condicionados a acharmos que somos melhores! SOMOS MELHORES!! Olha o nível do seu texto!! Seu PRECONCEITUOSO!!!!

Tréplica do blogueiro: Adoro quando os leitores não me dão trabalho de provar meu ponto.

9) Filhote de beagle ou criança escrava: quem foi mais longe na sua timeline?
Este texto não é sobre experiências com beagles, exploração de escravos ou as crianças sem infância. Mas como reagimos a tudo isso.
222 comentários

Comentário do leitor: Você é só mais um idiota especista! Você é do tipo que acha que filhotes de seres humanos merecem mais a vida do que os de outros animais. Crianças já tem atenção de mais. Um filhote de galinha tem o mesmo valor que um filhote de gente!!! Quando vocês vão entender isso?

Tréplica do blogueiro: Olha, entendo sua preocupação. Mas não repete isso alto, não, ok? Fazer essa comparação entre bebês e pintinhos não ficou muito boa…

10) Maioridade penal aos seis. Afinal, nessa idade, eles já se vestem sozinhos
Novamente sobre maioridade penal e a cantilena da redução como solução para as desgraças do país.
222 comentários

Comentário do leitor: Sakamoto, espero que você seja estuprado em uma esquina escura ou que matem seus pais a pauladas. Espero que sua família sofra muito, muito mesmo. Que seja roubada de tudo o que tem. Porque você é ridículo!

Tréplica do blogueiro: Agradeço a sua sensibilidade e parabenizo a profundidade de seus argumentos. Espero que o seu purê esteja bem quentinho e cremoso nesta ceia de Natal.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.