Topo

Leonardo Sakamoto

Havana Connection 3 - Panelaço: protesto justo ou ódio de classe?

Leonardo Sakamoto

09/03/2015 21h20

"Vaca", "piranha", "puta", "vagabunda" e "vadia". Muitos xingamentos foram ouvidos em meio a um panelaço durante um pronunciamento de Dilma Rousseff, em cadeia nacional de rádio e TV. Em São Paulo, o maior barulho foi em bairros ricos como Higienópolis, Jardins, Itaim Bibi, Perdizes, Vila Madalena e Morumbi. E quase nada se ouviu em bairros mais pobres, como Capão Redondo, Itaim Paulista, Cidade Tiradentes e Grajaú.

Com mediação do blogueiro e cientista político, Leonardo Sakamoto, o Havana Connection conta com a participacão do professor e coordenador do MTST, Guilherme Boulos, do jornalista e deputado federal Jean Wyllys e da jornalista e escritora Laura Capriglione.

Este é um dos blocos do Havana Connection #3, que irá ao ar em breve.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.