Topo

Leonardo Sakamoto

"Não podemos admitir uma marcha de 'fascistização' da sociedade"

Leonardo Sakamoto

29/05/2015 15h08

O surto fomentado por intolerância, falta de empatia e incompreensão do debate público nas redes sociais continua.

Uma pessoa foi agredida por estar lendo uma revista com a qual outro grupo não concordava.

Outras quase apanharam por usarem roupas com cores que se tornaram "proibidas".

Jornalistas são agredidos no exercício da profissão.

Há aqueles que são assediados em restaurantes por quem ache que se deva institucionalizar a segregação física.

A ONU é chamada de "organização comunista", Obama de "líder socialista" e o PT de "partido de esquerda" e ninguém se espanta.

Pessoas, ideias, jornais, reportagens, biscoitos, cenouras, coentro e cominho. Tudo é chamado de bolivariano agora.

"Não podemos admitir uma marcha de 'fascistização' da sociedade", afirma o coordenador do Movimento do Trabalhadores Sem-Teto, Guilherme Boulos, durante o primeiro bloco da sétima edição do Havana Connection.

Estamos indo mesmo por esse caminho ou é exagero? Veja o vídeo, converse com os amigos, tire suas próprias conclusões.

Com mediação do jornalista, Leonardo Sakamoto, o Havana Connection conta com a participacão do coordenador do MTST, Guilherme Boulos, do deputado federal Jean Wyllys e da jornalista Laura Capriglione.

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.