Topo

Desafio aos leitores: Por que este blog é idiota?

Leonardo Sakamoto

24/07/2011 09h46

Todos que frequentam com mínimo de regularidade este espaço conhecem meu posicionamento político e minha visão de mundo. Na falta de um termo melhor, poderia chamá-lo, com um certo desconforto, de "progressista", uma vez que dizer que alguém é de esquerda ou de direita saiu de moda.

Da mesma forma, sabem que este blog é que nem coração de mãe, sempre cabe mais um. Opiniões contrárias não são deletadas, com exceção dos casos de incitação de violência ou de baixarias. "Como você tem estômago?" Recebo por e-mail, com carinhosa frequência, essa pergunta enviada por leitores horrorizados com alguns comentários. Pacientemente, tento explicar que esses nem são os piores. Os que cometem crime de ódio, sugerem que determinada classe social deve ser banida e que propõem o extermínio de grupos já excluídos socialmente, por exemplo, são limados antes que causem danos.

Considerando que a internet é apenas uma plataforma, não dá para dizer que ela é conservadora ou progressista em si. Já aqui, neste humilde cafofo, uma grande parte dos comentários são sim bastante reacionários. Parece que a temática dos "direitos humanos" funciona como uma espécie de imã, atraindo todo o tipo de lugares-comuns, ódios e demais faltas de entendimento. Por mexer com temas delicados e, muitas vezes, polêmicos, o blog também atrai todo tipo de dodói intolerante ou mesmo fuinhas racistas protegidos pelo pseudo-anonimato (ei, eu tenho os IPs dos comentários!) da tela do computador.

Tenho uma política bastante liberal de comentários. Posso discordar veementemente do que diz o meu leitor, mas todos têm o direito à voz e a internet é para isso mesmo. É ótimo que o debate corra solto. Sem isso, não conhecemos a opinião do outro, não o entendemos e, portanto, não crescemos como sociedade.

Neste post, gostaria de propor um desafio aos leitores que não concordam comigo. Não os fuinhas racistas e os dodóis da cabeça – esses podem ir brincar lá fora, tá? Mas o pessoal que discorda de forma embasada deste blogueiro.

Escrevam um texto de até 2500 toques (o tamanho limite do comentário), respondendo a uma das duas perguntas:

Por que as posições defendidas no blog são idiotas?

ou

Por que ser conservador no Brasil hoje?

O melhor texto, julgado por mim, é claro, vai ganhar os volumes de "O Capital", de Karl Marx, esse barbudo tão incompreendido. Olha, o prêmio é sério, os livros já estão comprados e serão enviados para o endereço do melhor texto, que também será publicado como post no blog.

Por isso mesmo, este post – de forma extraordinária – não aceitará comentários que não sejam textos respondendo a uma dessas perguntas. Ou seja, no final, eles serão apagados e só os textos ficarão.

Essa é a hora de botar para fora todos os argumentos e destruir este maldito japonês que defende coisas como o direito ao aborto, os direitos LGBTT, a reforma agrária, a igualdade entre os gêneros, o desenvolvimento minimamente sustentável, o fim da inquisição, a glória do Palmeiras.

Apenas lembrando que, na hora em que forem usar ofensas (tática mirim de derrubar o outro criticando quem ele é e não o conteúdo de sua informação, mas vá lá), lembrem-se que: a) não sou filiado a partido político; b) este blog não recebe dinheiro de governos; c) conheço bem todas as unidades da federação, tendo visto as mazelas do campo e da cidade com estes olhos que a terra há de comer; d) não comprei meu doutorado, mas acho que um título vale menos que um dedo de prosa do Patativa do Assaré.

Sete dias. Domingo que vem, publico o texto.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Desafio aos leitores: Por que este blog é idiota? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.


Leonardo Sakamoto