Topo

Você sabe o que há em comum entre o seu cigarro e um filé de frango?

Leonardo Sakamoto

20/10/2015 16h50

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e de tabaco. Apenas em 2014, esses dois setores do agronegócio faturaram mais de US$ 10 bilhões em exportações para centenas de países.

Porém, por trás do filé e do cigarro vendidos ao consumidor final, estão mais de 360 mil criadores de aves e agricultores de tabaco da região Sul do Brasil, presos a contratos nebulosos firmados com frigoríficos e indústrias de cigarros.

São produtores rurais familiares mal remunerados, endividados e obrigados a gastar diariamente o trabalho e a saúde de toda a família.

Para tratar do tema, a Repórter Brasil lançou oficialmente o webdoc "Corda no Pescoço – Avicultores e Fumicultores no Sul do Brasil". Produzido em formato de série para a internet, o filme está dividido em quatro capítulos veiculados. Posto aqui a versão integral com todos os capítulos juntos.

Vale a pena conhecer a origem do que você consome.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Você sabe o que há em comum entre o seu cigarro e um filé de frango? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.


Leonardo Sakamoto