Topo

Leonardo Sakamoto

Os dez posts mais compartilhados de 2015

Leonardo Sakamoto

03/01/2016 22h36

Como último prego no caixão do inenarrável, inigualável, incomensurável 2015, este blog selecionou os seus dez posts mais compartilhados no Facebook no ano. Para isso, tomou como referência o número de compartilhamentos do botão da rede social no próprio blog. Não foram computados os compartilhamentos feitos a partir da página do blog no Facebook ou das páginas e perfis dos leitores. Ou seja, ou número real é bem maior que este, usado como referência. Ou seja, critério científico algum. Ou seja, jornalismo.

Na minha opinião, não foram necessariamente os melhores, mas sabemos bem que há um descompasso enorme entre o que nós, jornalistas, consideramos a coisa mais legal que produzimos e o que efetivamente cai nas graças do público. Pelo contexto em que o post está inserido, se o assunto está em alta ou é quente, pela forma com a qual foi escrito, enfim, o que importa é que estes foram longe. E, de repente, merecem ser lidos durante a ressaca da virada do ano.

1) É preciso "coragem" para chamar uma mulher de "vaca" da janela do prédio
97,7 mil compartilhamentos

2) Vivemos a fase da Grande Cebola Digital: descascando, sobra só o vazio
97,6 mil compartilhamentos

3) Lama de Mariana: Como o jornalismo é engolido nas grandes tragédias
75,9 mil compartilhamentos

4) Sua filha ocupou uma escola? Parabéns, ela teve uma boa educação
62 mil compartilhamentos

5) Mais uma pessoa amarrada em poste. Mais um linchamento
50,8 mil compartilhamentos

6) Quando a imagem da morte é necessária para nos lembrar dos vivos
47,6 mil compartilhamentos

7) Escolas ocupadas: Minha esperança é que esses jovens cheguem logo ao poder
36,6 mil compartilhamentos

8) "Por que não mataram todos em 1964?"
35 mil compartilhamentos

9) Por uma lei que obrigue políticos a "vestirem" seus doadores de campanha
34,5 mil compartilhamentos

10) E se morrer um estudante?
32,8 mil compartilhamentos

Sobre o Autor

É jornalista e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Cobriu conflitos armados em diversos países e violações aos direitos humanos em todos os estados brasileiros. Professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil, conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão e comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro contra a Escravidão Moderna e o Tráfico de Seres Humanos. É autor de "Pequenos Contos Para Começar o Dia" (2012), "O que Aprendi Sendo Xingado na Internet" (2016), entre outros.